ACESSOS AO BLOG

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Artistas dizem Nego à bandeira da Paraíba e querem mudá-la


antiga bandeira do Estado da Paraíba


Reunidos em torno do Movimento Cultura do Viradouro, artistas paraibanos vão deflagrar no próximo dia 5 de agosto, aniversário da Capital da Paraíba, uma campanha em favor da mudança da bandeira do Estado.
 
A campanha já ganhou a Internet após veiculação de um vídeo, conduzido pelo ator paraibano e ex-presidente da Funjope, Luiz Carlos Vasconcelos. Para o grupo, a bandeira atual, que traz referências aos fatos de 1930, com a postura política e morte do ex-presidente João Pessoa, não represente por completa a simbologia de um estado que tem mais de 400 anos.
 
Para eles, além de ser muito específica, a bandeira atual, diferente da antiga (foto acima), traz apenas elementos negativos. A palavra “Nego”, e as cores vermelho e preto, representando sangue e luto. “Não me sinto à vontade de carregar uma bandeira cujos elementos são símbolo de negatividade”, diz o ator.
 
Além da bandeira, a discussão passa também pela mudança do nome de João Pessoa, tema ainda mais polêmico. (É pra matar o vereador Fernando Milanez -parente de João Pessoa- do coração).
 
O Movimento Cultural Varadouro promoverá, no próximo dia 05 de agosto, aniversário de 426 anos da capital, o projeto "Nossa Bandeira é a Cultura", um dia de reflexão e celebração ao fortalecimento da identidade cultural paraibana, da produção local e dos artistas da terra.
 
“Vamos refletir sobre a nossa história e saber se é essa bandeira que queremos”, finaliza Luiz Carlos Vasconcelos.
 
Fonte: site do Luiz Torres (www.luistorres.com.br)

PT terá candidato a prefeito em Piancó


O atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Piancó, vereador Pádua Leite, declarou que o seu Partido terá nome para disputar o cargo de prefeito nas próximas eleições municipais e que o seu nome concorrerá nas Convenções Municipais em junho/2011.

O vereador disse que os nomes citados hoje pela imprensa local não se identificam com a oposição, eis que o silêncio tem sido a tona desses supostos candidatos. "Hoje a oposição em Piancó se resume a apenas quatro vereadores, que de forma heróica vem resistindo a opressão administrativa da prefeita corrupta de Piancó. Então, acredito que apenas quatro pessoas podem falar em oposição e apenas elas podem oferecer o seu nome para disputa nas próximas eleições. Tem candidato que se diz oposição mas na verdade está esperando um convite da prefeita para ser o vice da chapa oficial. Esses candidatos não falam, não aparecem, não dizem que são oposição e ainda dizem "não posso dizer que dessa água não beberei". Isso implica dizer que não servem para encabeçar a chapa oposicionista. Hoje só Waguinho, Pádua Leite, Cotil e Souzinha tem respaldo para dizer que são candidatos a prefeito. O resto é enganação."

O vereador Pádua Leite (PT) irá fazer um trabalho de conscientização da juventude para que possam participar das decisões políticas de Piancó, como também possam votar com  responsabilidade, deixando de lado interesses pessoais em detrimento da população. "A juventude de Piancó representa hoje mais de 60% do eleitorado piancoense, mas não toma uma posição firme para mudar a sua realidade. Hoje, o jovem piancoense é esquecido pela administração pública, onde não há investimento em educação, em cultura e em esporte. Se eles são os mais prejudicados deveriam dar o troco nas eleições votando contra essa realidade de hoje."

Por fim, o vereador disse irá a partir de agora trabalhar para que o Partido dos Trabalhadores respalde o seu nome como candidato a prefeito de Piancó e irá fará alianças com os demais partidos oposicionistas, mas também diz que poderá votar em um outro candidato que tiver em melhores condições para disputa, mas desde que ele faça um trabalho de oposição hoje e não nos três meses que antecedem as eleições. "Para ter perfil de oposição é necessário que o candidato "abra" pelo menos a boca para mostrar a roubalheira, o autoritarismo, a opressão e a irresponsabilidade da prefeita Flávia Galdino." Disse o vereador Pádua Leite.