ACESSOS AO BLOG

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Os Bastidores da Câmara...


Sessão da Câmara Municipal de Piancó

Vejam abaixo o que aconteceu na Sessão de ontem (29/09/2011) da Câmara Municipal de Piancó:

VOTAÇÃO DE PROPOSIÇÕES (foram deliberadas as seguintes proposições):

- Projeto de Lei nº 16/2011, de autoria da prefeita Flávia Serra Galdino, pede autorização para utilizar cartão eletrônico bancário para movimentar, via online, as contas da Prefeitura Municipal de Piancó. Na discussão do referido projeto, os vereadores Pádua Leite (PT) e Souzinha (PP) se manifestaram contra o referido projeto, eis que a intenção da prefeita é dificultar a fiscalização dos vereadores e do Tribunal de Contas. "Movimentação on line de contas de Prefeitura, só em Piancó e numa administração corrupta", disse o vereador Pádua Leite. O projeto foi aprovado, por maioria (5x4). Votaram a favor: Christtiane Remígio, Tota Militão, Paula, Neném de Fandinga (DEM) e Dr. Rato (voto de minerva). Votaram contra: Pádua Leite (PT), Souzinha (PMN), Cotil (PP) e Waguinho (PP).

Vereador Pádua Leite (PT) teve requerimento rejeitado pelos vereadores da prefeita

- Requerimento nº 048/2011, de autoria do vereador Pádua Leite (PT), que requer a realização de audiência pública para discutir e adotar providências sobre o problema da constante falta d'água nos Bairros do Mutirão, Antônio Maria, Campo Novo, Pe. Luciano e adjacências, convidando a fazer parte do debate o Diretor-Presidente da CAGEPA, o Gerente do Escritório Regional de Patos, a prefeita de Piancó, o Secretário da Infraestrutura do Município de Piancó, representantes das Associações de Bairros e a população dos Bairros prejudicados. No seu discurso, o vereador Pádua Leite enfatizou que o problema da falta d'água nos bairros altos da cidade ocorre há mais de 20 anos e não tem solução. O debate seria importante para resolver de uma vez por todas a questão... O vereador Neném de Fandinga, ao utilizar a tribuna, disse que não há necessidade de audiência pública porque o governador Ricardo Coutinho prometera fazer uma adutora no ano que vem (2012). O Requerimento foi rejeitado, por maioria (5x4). Votaram contra: Christtiane Remígio, Tota Militão, Paula, Neném de Fandinga (DEM) e Dr. Rato (voto de minerva). Votaram a favor: Pádua Leite (PT), Souzinha (PMN), Cotil (PP) e Waguinho (PP).

- Requerimento nº 049/2011, de autoria do vereador Pádua Leite (PT), que requer audiência pública para discutir e adotar providências sobre a cobrança da contribuição de iluminação pública no município de Piancó, convidando o diretor-comercial da Energisa e a Secretária de Finanças do Município de Piancó, além do promotor de Justiça da Comarca de Piancó (Curadoria do Consumidor) para participação no debate. Segundo o vereador Pádua Leite (PT), a Energisa S/A não respeita os parâmetros definidos na Lei Complementar Municipal nº 19/2008 cobrando acima do estabelecido e não respeitou também a isenção concedida aos moradores da zona rural. O Requerimento foi aprovado, pela unanimidade, dos vereadores.

- Moção de Aplausos nº 005/2011, de autoria do vereador Pádua Leite (PT), e o Requerimento nº 050/2011, de autoria da vereadora Christtiane Remígio, requerem a concessão de Moção de Aplausos ao Colégio Compacto Ltda. por ter se destacado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), obtendo a terceira melhor nota da Paraíba na Rede Privada de Ensino. O vereador Pádua Leite (PT), ao usar a tribuna, enalteceu o trabalho da equipe de professores e funcionários daquele estabelecimento de ensino, sob o comando do competente Beethovem  Chaves Rodrigues, como também da sua fundadora, a falecida Francisca Chaves Rodrigues. No discurso, o vereador "que a terceira melhor nota no ENEM é o atestado de um modelo de ensino que deve ser seguido principalmente pelas escolas públicas municipais, vez que enquanto o Compacto nos orgulha, o ensino público municipal é um dos piores do Brasil. Deveria a prefeita, pelo menos, copiar a metodologia de ensino daquele educandário."


A guerreira Cotil (PP) em seus discursos mostra a verdadeira face da gestão Flávia Galdino

DEBATES: Os vereadores Tota Militão, Christiane Remígio, Francisca de Paula e Antônio Leite (vereador licenciado) comunicaram o afastamento de seus respectivos partidos. O vereador licenciado Antônio Leite usou a tribuna por quinze minutos para pedir aos membros Partido Progressista (PP), Waguinho e Cotil, que dessem ciência no seu requerimento de desligamento para instruir pedido junto ao Cartório Eleitoral. Os vereadores se recusaram a fazê-lo tendo em vista que não foram autorizados pelo presidente do Partido, ex-vereador Joca Brasilino, a assinar qualquer documento. O discurso do vereador Antônio Leite foi aparteado pelas vereadoras Cotil e Christtiane Remígio. Houve grande polêmica e os ânimos ficaram acirrados entre as duas parlamentares.

- VEREADORES PRESENTES: Todos os vereadores compareceram à Sessão Ordinária.
- VEREADORES AUSENTES: Não ocorreu ausência.

Adelson Badú, cadeira cativa nas sessões da Câmara Municipal de Piancó - PB.

POPULAÇÃO (PRESENÇAS): Compareceram à Sessão, o vigário da Paróquia de Piancó, Pe. Francisco das Chagas, Adelson Badú, Geralda Pereira, Vanessa Dantas, professoras Wanda Caldas e Zeneide, o advogado Remígio Júnior, os radialistas Esmaildo Pereira e Norton Júnior, o blogueiro Antônio Cabral, Gonzaga, Elîcênia Pereira,  Damião Farias, Beta Mirocha, Áurea Cristina, dentre outros.

FIM DA SESSÃO: A Sessão teve início às 19h15min e terminou às 22h40min. O presidente, Dr. Rato, encerrou a sessão alegando que a máquina filmadora de Valdênio Salviano teria quebrado e não tinha como fazer a ata da sessão sem a respectiva gravação.

PRÓXIMA SESSÃO (Dia: 06/10/2011). Em pauta: o Requerimento nº 051/2011, de autoria do vereador Pádua Leite (PT), que solicita cópia do processo de licitação referente ao Concurso Público realizado pela Prefeitura Municipal de Piancó (Edital nº 02/2011); Requerimento nº 052/2011, de autoria da vereadora Cotil (PP), que requer audiência pública para discutir e adotar providências sobre a questão do uso e tráfico de drogas no município de Piancó; Projeto de Lei Orçamentária nº 14/2011 (LOA), de autoria do Poder Executivo, e a Emenda nº 001/2011, de autoria da bancada da oposição que garante recursos para construção de uma praça nas imediações da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e da Praça Zuca Moreira, como também a construção de um marco do 200º Aniversário de fundação da 1ª Igreja Católica de Piancó, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Cidadão, participe das decisões políticas de Piancó, marcando presença na Câmara de Vereadores. Sessão: quinta-feira (06/10/2011, às 19h00).