ACESSOS AO BLOG

domingo, 27 de novembro de 2011

Padre Luciano completa 25 anos de sacerdócio e comemora em Piancó suas "Boldas de Prata"

Padre Luciano Dias de Morais, carinho, consideração, postura, coragem e muito amor por Piancó...


No dia de hoje, 27 de novembro de 2011 (domingo), a Paróquia de Santo Antônio em Piancó terá mais um momento de festa e de muita alegria. Uma missa às 19h00 horas na Igreja Matriz marcará os 25 anos de sacerdócio do padre Luciano Dias de Morais.

Nestes 25 anos, padre Luciano tem uma longa lista de atividades que pode se alegrar e o fazer se sentir um sacerdote a serviço do Reino. Tanto em Piancó como em Patos sua passagem deixou marcas profundas, gravadas para sempre na vida das Paróquias onde atuou.

O incentivo ao uso da Bíblia, a Missa das Crianças, O Movimento Carismático,  a Casa Paroquial, O Conjunto do Padre, A Capela de São José e o imenso cuidado com o jardim da Paróquia, transformando-o em um ponto propício para reflexão e contemplação da obra de Deus, e ainda o apoio às comunidades atraiu para o padre Luciano o carinho e o respeito de toda a sociedade piancoense.

Um sacerdote de posição firme, em defesa do Evangelho. Sua convicção motivou a todos da necessidade de caminhar em busca da concretização da Justiça Plena e do seguimento fiel as Palavras do Mestre Jesus (Mt 25, 31-46). O menino humilde, natural de Patos, vocacionado, que partiu para o Vaticano, Roma, sabe muito bem o que é lutar e buscar garantir Cidadania para muitos.

A sua dedicação e trabalho ao longo destes 25 anos juntos, sempre foram marcados pelo Espírito e ensinamentos de Santo Antonio: Um amor imenso pela natureza  e uma predileção e carinho pelos pobres e excluídos que aliás também são as mesmas predileção e prioridade de Jesus, esta predileção do Padre Luciano é facilmente percebida na sua forma de agir, de pregar e na sua forma como conduziu seu trabalho pastoral.

É esta postura pastoral que faz com que a Paróquia de Santo Antonio e todos os piancoences, celebram este momento. Outros sacerdotes estarão presentes, a exemplo do padre Djacy Brasileiro, Padre Flávio Mamede, padre Luiz Gonzaga e o atual vigário, padre Francisco das Chagas. Participe.

Fonte: Site de Piancó (www.pianco.com.br)

A pedido do vereador Pádua Leite, Piancó decreta luto oficial, por três dias, pela morte de Padre Laíres

Padre Luís Laíres da Nóbrega prestou em vida relevantes serviços à sociedade piancoense.

O vereador Pádua Leite (PT) apresentou no dia 13 de outubro de 2011, na Câmara Municipal de Piancó, o Requerimento nº 54/2011, que "requer a prefeita constitucional de Piancó, Dra. FLÁVIA SERRA GALDINO, que seja decretado LUTO OFICIAL, por 03 (três) dias, no Município de Piancó pela morte do padre LUÍS LAÍRES DA NÓBREGA, fato ocorrido no último dia 10 de outubro de 2011, em face dos relevantes serviços prestados à sociedade piancoense.", como também o Requerimento nº 55/2011, que "Requer VOTO DE PESAR pela morte do padre LUÍS LAÍRES DA NÓBREGA".

Nos requerimentos, o vereador Pádua Leite (PT) enalteceu o trabalho educacional e religioso do Padre Laíres no Município de Piancó, onde prestou relevantes serviços à sociedade piancoense, principalmente por ter deixado obras de relevo na cidade, como a construção do Cine Manaíra, a fundação do antigo Colégio Santana (hoje, Escola Estadual de 1º e 2º Graus Beatriz Loureiro Lopes) e do Convento de Freiras (Hoje Escola Normal Estadual Santo Antônio) e um trabalho missionário exemplar.

Infelizmente, em Piancó poucos reconheceram o trabalho do saudoso padre Laíres, que sequer teve decretado Luto Oficial por sua morte, ocorrida no último dia 10 de outubro, e não se viu nenhuma caravana de políticos para prestar as últimas homenagens em seu sepultamento.

Indignado, com a falta de reconhecimento do Governo Municipal (diga-se prefeita Flávia Serra Galdino) é que o vereador Pádua Leite (PT) apresentou os dois Requerimentos, que foram aprovados tão-somente no dia 17 de novembro de 2011, a unanimidade dos vereadores, no plenário da Câmara Municipal de Piancó.

No último dia 23 de novembro de 2011 (quarta-feira), a prefeita Flávia Serra Galdino, um mês e sete dias após a morte do padre, decretou luto oficial por três dias pela morte do padre Luís Laíres da Nóbrega. Vejam abaixo o inteiro teor do decreto:

Decreto nº 18/2011

Dispõe sobre luto oficial, pelo falecimento do Padre Laíres da Nóbrega.


                A PREFEITA CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE PIANCÓ PB, Estado da Paraíba, usando das atribuições conferidas pelo art. 64, inciso IV e V, c/c art. 76, inciso I, “n”, ambos da Lei Orgânica do Município,
            CONSIDERANDO a morte do Padre Laíres da Nóbrega, ocorrida no último dia 10 de outubro de 2011;
            CONSIDERANDO a deliberação tardia por Parte do Poder Legislativo, sobre requerimento do Vereador Antônio de Pádua Pereira Leite, pleiteando o conteúdo deste Decreto, o qual foi encaminhado ao Poder Executivo somente na data de hoje, 23 de novembro de 2011;
            DECRETA:
            Art. 1ºLUTO OFICIAL durante três dias no Município de Piancó, a começar desta data, em homenagem póstuma ao Padre Luis Laíres da Nóbrega, que em vida, prestou relevantes serviços junto a Paróquia de Santo Antônio, bem como a toda a sociedade Piancoense, falecido na data de 10 de outubro de 2011, deixando toda a sociedade consternada.
            Art. 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
         Registre-se.
         Publique-se.
         Paço Municipal, em 23 de novembro de 2011.
         FLÁVIA SERRA GALDINO
                       Prefeita