ACESSOS AO BLOG

domingo, 25 de dezembro de 2011

Instituto Lourdinha Montenegro 41 anos de Educação em Piancó


                                                                    Prédio da Escola
                                                               D. Chiquinha - fundadora
                                                                      Alunos da escola


De alma e métodos educacionais, ela abraçou o magistério e por vocação tornou-se professora. Aos 83 anos de idade Francisca Lima de Azevedo ou Dona Chiquinha como assim é conhecida por todos, principalmente pelos seus ex-alunos, onde ela faz questão de destacar o zelo e o tratamento que tem por todos, como filhos.
Por mais de meio século ela exerceu a profissão e diz preferir chamar de ofício; “eu nasci predestinada para educar; hoje vejo os meus alunos, homens e mulheres, cidadãos de bem, formados, profissionais bem sucedidos, isso me da uma alegria enorme e sensação do dever cumprido”.
Em 1970 funda o Instituto Lourdinha Montenegro, educandário esse que pelo nome homenageava a primeira filha do casal Antonio Leite Montenegro e Areolina Montenegro, morta em acidente doméstico.
Ainda no mesmo ano recebe do então prefeito Antonio Quinho, a autorização para ocupar o prédio onde funcionava o arquivo da prefeitura e lá instalar o Instituto, que em tempos depois lhe é concedido pelo então prefeito Edvaldo Leite de Caldas o titulo oficial de posse do referido prédio.
“eu acompanhei e eduquei quase quatro gerações de jovens em suas formações, naqueles idos o respeito e a obediência eram fatores obrigatórios para a formação moral e intelectual do aluno, não é que hoje não seja, falo assim, dado a realidade atual das escolas e o despreparo de professores e desinteresse doa alunos; a minha obrigação era ensinar, modesta parte afirmo que nenhum aluno passava por mim, sem ter aprendido o que de fato lhe era ensinado”.
O tempo passou, em 1996 ela se aposentou, transferiu a direção do Instituto Lourdinha Montenegro para Terezinha Fernandes Ferreira (Têca), que segundo a própria conduz muito bem; e que hoje em suas memórias, lembra e contempla o sorriso de cada aluno seu e se emociona ao vê-los triunfantes e felizes.
Parabéns para Dona Chiquinha, parabéns ao Instituto Lourdinha Montenegro, parabéns para Tia Têca que conserva os ensinamentos educacionais padronizados e continua a transformar os sonhos dos piancoenses em realidade; através da educação, respeito e ensinamentos.

Zeca Alves
zecaalves2008@hotmail.com