ACESSOS AO BLOG

domingo, 29 de abril de 2012

Vereador Pádua Leite participa do Orçamento Democrático Estadual em Itaporanga e provoca polêmicas


Na última sexta-feira, O Governo Estadual realizou a 2ª Plenária do Orçamento Democrático Estadual da 7ª Região (Vale do Piancó) na cidade de Itaporanga, com a presença do governador Ricardo Vieira Coutinho e de vários secretários de Estado, além do deputado estadual Branco Mendes.

E Piancó, nada!!!

E Piancó, nada!!!

De início, o governador Ricardo Coutinho fez um balanço do que fora investido no Vale do Piancó até abril deste ano, a exemplo da pavimentação asfáltica das rodovias estaduais Piancó-Coremas; Pedra Branca, Igaracy-Aguiar, São José de Caiana, Conceição-Bonito de Santa Fé, além de recursos para saneamento básico, saúde, educação, segurança pública, etc.

governador assina vários convênios para o Vale do Piancó

Terminada sua falação, o governador assinou ordens de serviços que previam investimentos para o saneamento básico para as cidades de Itaporanga, Igaracy e Santana de Mangueira, além de assinar várias ordens de crédito para beneficiar comunidades rurais.

Joval Leite pede a implantação da UEPB para Piancó e investimentos para zona rural

Depois, o microfone foi aberto para os cidadãos comuns, onde Piancó foi representado por Joval Leite e Damiana, que pediram a UEPB para Piancó e investimentos para zona rural do município.

No final, o governador Ricardo Coutinho recebeu a informação das prioridades escolhidas pelo povo do Vale do Piancó (saúde, educação e saneamento básico) e, depois, falou da importância do orçamento democrático estadual e se comprometeu em direcionar mais recursos para a região do Vale do Piancó.

Campus da UEPB em Piancó

Indagado pelo vereador Pádua Leite (PT) por que não direcionava recursos do orçamento para a expansão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para Piancó, o governador respondeu que já teria feito isso, mas infelizmente a UEPB tem autonomia financeira e administrativa para decidir a questão. Se dependesse dele governador a UEPB já tinha instalado o seu campus em Piancó.

Transporte escolar dos estudantes da zona rural

Estudantes protestam pela falta de transporte escolar

O vereador Pádua Leite (PT), juntamente com a presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Piancó (AMESP), estudante Aliane Bexior, abordou a Secretária Executiva da Educação, Dra. Márcia Lucena, sobre a ausência de transporte escolar dos estudantes da zona rural desde fevereiro/2012. A secretária, taxativamente, afirmou que a culpa era única e exclusiva da prefeita de Piancó, Flávia Serra Galdino, porque se negara a assinar o convênio para garantir o transporte escolar. Ela disse, ainda, que Piancó é o único município da Paraíba que não assinara o convênio e disse que enviara dezenas de ofício à Prefeitura Municipal para que a prefeita comparecesse para formalizar o convênio, além de ter falado com a mesma por diversas vezes, mas mesmo assim a prefeita não assinou o convênio e não dera qualquer justificativa. Disse, ainda, que estaria na próxima semana em Piancó para tentar convencer a prefeita a assinar ou transferir o convênio para uma escola ou associação comunitária. 



O vereador Pádua Leite (PT), tentando resolver o impasse, abordou a própria prefeita Flávia Galdino sobre o problema tendo a mesma dito que não tinha culpa e remeteu a responsabilidade para a Secretaria Estadual da Educação, onde, segundo ela, se negara a formalizar o convênio com o município de Piancó.

O vereador Pádua Leite (PT), diante dos depoimentos conflitantes, acreditou que a questão poderia ser resolvida ali mesmo se pudesse colocar a prefeita e a secretária executiva frente a frente, com o testemunho da representante estudantil. E foi o que aconteceu. Diante da prefeita, a secretária confirmara tudo que já havia dito e a prefeita, da mesma forma, negando tudo aquilo, chegando ao ponto de dizer que nunca foi sequer procurada pela Secretaria da Educação e que jamais se negara a assinar qualquer convênio. Desmentido de um lado e semblante de surpresa de outro lado, o vereador Pádua Leite interveio na discussão e propôs um acordo para resolver o problema, eis que não adiantava procurar culpados, pois os únicos prejudicados no "empurra-empurra" era os estudantes que ainda estão sem o transporte escolar desde o início do ano letivo. Propôs, então, que a secretária executiva e a prefeita marcassem uma data para formalizar a assinatura do convênio. Todos concordaram em finalmente resolver o problema na próxima semana e a prefeita se comprometeu a assinar o convênio na presença do vereador e dos estudantes da zona rural. A prefeita reconheceu o trabalho do vereador Pádua Leite e estendeu-lhe a sua mão para agradecer a sua intervenção no impasse criado naquele momento, se comprometendo a cumprir o que fora acordado naquele momento.

Cultura

Pádua Leite com o cantor Chico César (secretário de estado da Cultura/PB)

O vereador Pádua Leite (PT) conversou com o secretário estadual da Cultura, cantor Chico César, sobre a possibilidade de investimento da Secretaria na área cultura do município de Piancó, mostrando-lhe a realidade de Piancó que não tem qualquer ação governamental, seja municipal ou estadual, de investimento na cultura, obrigando muito dos jovens piancoenses a ter com única opção de lazer a mesa de bar e o alcoolismo. O secretário disse que nunca foi procurado pela prefeita de Piancó e disse que poderia firmar convênio com associações para implementar projetos de cultura no município. O secretário se dispôs a receber o vereador Pádua Leite em João Pessoa para fins de firmar convênio com qualquer associação. O vereador marcou o encontro para a próxima semana, onde irá levar os documentos necessários para formalizar convênio. Antes irá procurar a Associação Universitária de Piancó para formalizar esse convênio e trazer investimentos culturais para o Município. O secretário conversou com Chico Jó sobre a trilha da Coluna Prestes.

UTI do Hospital Regional Wenceslau Lopes

O vereador Pádua Leite (PT) se dirigiu ao secretário estadual da Saúde, Dr. Waldson Dias de Souza, perguntando sobre a conclusão das obras da UTI no Hospital Wenceslau Lopes. O secretário respondeu que a UTI já se encontra pronta e que não está funcionando ainda por falta de profissionais especializados em UTI. O vereador disse que só acreditava na informação se pudesse entrar no Hospital, tendo o secretário chamado Neguinha Tomaz para presenciar a autorização de o vereador entrar no Hospital. 


Provocação


Neguinha Tomaz quando viu o vereador Pádua Leite com o secretário se dirigiu aquele e disse que não desse ouvido ao vereador pois ele era louco. O secretário, surpreso com a provocação, pediu a mesma que se mantivesse calma, pois ninguém estava questionando isso, mas a autorização de o vereador entrar no Hospital Wenceslau Lopes e fiscalizar a UTI. 


Trabalho voluntário no Hospital


O vereador perguntou, então, ao secretário qual o cargo que a Neguinha Tomaz ocupava no Hospital Wenceslau Lopes pois fora exonerada no último 05 de abril. O secretário disse que ela fora exonerada e, agora, estava prestando serviço voluntário no Hospital. o vereador disse  que voluntários não tem poder de mando e que isso não poderia acontecer. O secretário disse que é uma decisão de governo e que não iria discutir assuntos de sua pasta com o vereador petista. O vereador disse que iria tomar providências jurídicas contra o voluntariado da Neguinha Tomaz, pois a mesma estava fazendo era política dentro do Hospital, tentando angariar votos com a realização de serviços públicos pagos pelo Governo Estadual.


Cirurgias eletivas de cataratas


O vereador perguntou ao secretário sobre quem estava pagando as cirurgias de catarata no Hospital, vez que a "voluntária" estava divulgando aos pacientes que a prefeita era quem estava bacando os valores das cirurgias. O secretário disse que quem estava pagando era o Governo Estadual em parceria com a Prefeitura de Piancó. 


A Cartilha da Corrupção e a internação no CAPS


Muito nervosa, a "voluntária" do Hospital Wenceslau LopesNeguinha Tomaz, aconselhou o vereador a se atualizar na legislação da saúde, pois ele não entendia nada de saúde, oferecendo até uma cartilha ao mesmo e o CAPS para se internar. O vereador, não aceitando a provocação da "voluntária", disse que a única cartilha que a gestão Flávia Galdino entende é a Cartilha da Corrupção e, de logo, perguntou a "voluntária" onde fora parar o mamógrafo e tomógrafo comprado pelo município de Piancó por R$ 320.000,00, em janeiro/2010, e até agora não fez um exame sequer. A "voluntária" simplesmente ficou sem palavras. Quanto ao CAPS, o vereador aconselhou a "voluntária" a primeiro pagar aos funcionários que ali trabalham pois estão há mais de quatro meses sem receber e se tem alguém que precisa ser  internada era ela mesma, eis que emprestara seu nome à prefeita para ela comprar um veículo por R$ 280 mil, uma Land Rover. Isso sim é coisa de louca... 


O secretário e o vereador Pádua Leite (PT) se retiraram para acabar as provocações. A "voluntária", de tão contrariada, correu para prestar pedir socorro à sua prefeita.

Pádua conversa com o governador Ricardo Coutinho

Já na saída do Ginásio, o vereador Pádua Leite (PT) conseguiu falar com o governador, onde o parabenizou pela implantação do Orçamento Democrático, manifestando a sua adesão à forma de governar, a exemplo de se encontrar em todas as plenárias e conversando com o Povo, diferentemente de outros gestores públicos que se escondem em suas mansões ou gabinetes e se distanciam do Povo. A prefeita Flávia Galdino ouvia atentamente a conversa entre os dois. O vereador petista disse, ainda, ao governador que nenhum governo investiu tanto no Vale do Piancó como o do governador Ricardo Coutinho. O governador ouviu atentamente o vereador Pádua Leite e agradeceu os elogios, garantindo que iria continuar governando o estado da Paraíba desse jeito até o término de seu mandato e iria investir muito ainda no Vale do Piancó. O vereador se despediu do governador com um abraço e um aperto de mão, se comprometendo a apoiar as suas iniciativas em prol do bem-comum.

Presenças

Além do vereador Pádua Leite (PT), compareceram a reunião plenária do Orçamento Democrático a prefeita Flávia Galdino, a "voluntária" Neguinha Tomaz, a secretária de ação social, Peta de Evandro, a procuradora do município, Suely Azevedo, o vereador licenciado Antônio Leite, o presidente do Piancó Clube, Zé Azevedo, o historiador Chico Jó, Salviano Bica, o presidente da ONG S.O.S. Rio Piancó, Zé Filho, a presidente da AMESP, Aliane Belxior, além de estudantes, agricultores e presidentes de associações de bairro e da zona rural.

Zé Filho e Chico Jó

Salviano Bica procurou investimentos para Piancó

Damiana, em companhia de outros representantes de Piancó..