ACESSOS AO BLOG

sábado, 29 de setembro de 2012

Resgatando a nossa memória histórica...

A artista plástica Socorro Montenegro recebe das mãos do vereador Pádua Leite o quadro de Zenaide Brasilino.

No último dia 10 de setembro, o Blog do Pádua Leite postou matéria jornalística, sob o título "Na gestão Flávia Serra Galdino cultura é tratada assim...", que denunciava o estado de penúria e abandono que se encontrava o Centro da Juventude Zenaide Brasilino.

A matéria causou a indignação de todos os piancoenses, principalmente dos parentes do saudoso deputado estadual Ademar Teotônio (Dr. Babá), ex-proprietário do antigo casarão onde estava instalado o Centro da Juventude,como também dos familiares da também saudosa Zenaide Brasilino, que repudiaram o desrespeito à memória da saudosa diretora da Escola Normal Santo Antônio.

Dias depois da publicação da matéria, em um e-mail emocionante, a irmã de Zenaide, Glória Brasilino, assim se manifestou:

"Aos amigos e conterrâneos piancoenses,

         Faço um apelo em nome de minha Família. Acompanhando reportagens, vi que o caos instalou-se em Piancó. Em todo e qualquer órgão público que venha a beneficiar a população. Apelo ao Povo de Piancó, que tanto conheceu a minha irmã, Zenaide Brasilino, e sabe o quanto ela zelou pela educação e cultura de nossa cidade, que ao ver essa reportagem e tomar conhecimento das instalações do Centro da Juventude, que leva o nome da mesma, em respeito não só a sua memória, mas em consideração a minha mãe, Lourdes Brasilino, que invadam esse local e retirem a fotografia dela, que está entregue aos maus tratos de uma administração que não zela pelo patrimônio público e pelos nomes dos conterrâneos, que um dia tanto fizeram e amaram a cidade de Piancó.
         Quem puder retirar a fotografia que é para a Família de grande significância, pode entregar na casa de Socorro Montenegro, que, enquanto diretora do Centro da Juventude, cuidou da melhor maneira possível, e esta entregará a Família Brasilino.

         Grata a quem ouvir o meu apelo.
          Glória Brasilino"


Quadro da saudosa Zenaide Brasilino exposto no que sobrou do Centro da Juventude...

Atendendo ao apelo dos familiares da família Brasilino, o vereador Pádua Leite (PT) , na manhã de ontem, invadiu as dependências do que restou do Centro da Juventude Zenaide Brasilino e de lá retirou da parede o quadro da saudosa Zenaide Brasilino, e, conforme o apelo, entregou, pessoalmente, a nossa artista plástica, Socorro Montenegro para restaurá-lo.

O vereador Pádua Leite (PT) espera que a próxima gestão, que se iniciará em janeiro/2013, compreenda que devemos total respeito à nossa memória cultural e que a nossa saudosa Zenaide Brasilino seja, no mínimo, respeitada por ter prestado relevantes serviços à educação e cultura piancoense. O quadro só retornará ao patrimônio do município quando tiver um local apropriado e de destaque para fixá-lo.