ACESSOS AO BLOG

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Carta ao Povo Honesto de Piancó


Vereador Pádua Leite (PT) usando a tribuna da Câmara Municipal de Piancó

Povo de Piancó


Nessas eleições, durante as minhas caminhadas, consegui observar duas situações. Uma, que me emocionou; outra, ao contrário, causou-me preocupação e indignação. Emoções eu vivi quando recebi vários depoimentos de pessoas que, por reconhecimento ao meu trabalho, me escolheram como vereador, e fizeram questão de declarar o seu ponto de vista; preocupação, por testemunhar e ouvir que muitos escolheram o seu candidato por receber alguma benesse pecuniária; indignação, por ficar sabendo que são poucos os que valorizam o trabalho de um representante do Povo ou esquecem, em curto espaço de tempo (amnésia eleitoral), de sua atuação, de sua dedicação e, pasmem, até de suas incansáveis lutas em prol da sociedade que representa. 

Quando resolvi ser político, optei em seguir uma postura honesta, leal e fiel e aos meus princípios, onde enveredaria pelo caminho de servir ao meu Povo sem, contudo, ter que me corromper.

Em 2008, fui eleito vereador e não tive que comprar um voto sequer para ganhar as eleições. Quis mostrar aos políticos locais de que era possível chegar lá sem burlar a lei que proíbe a captação ilícita de sufrágio.

Qualquer político, que é eleito sem gastar dinheiro, tem compromisso com o seu Povo. Não se vende. Não negocia. Não faz negociatas. Assume a responsabilidade de servir a cada cidadão e de defender o interesse público, colocando-o acima de qualquer interesse pessoal. Diferentemente de outros que compram voto, porque lá na frente irão também se vender e defender os seus interesses pessoais.

Quando eleito em 2008, a partir da minha posse, decidi servir ao meu Povo e empreendi uma luta incansável contra a corrupção que assola o nosso município; defendi os interesses de candidatos aprovados em concurso público; defendi funcionários públicos municipais perseguidos pela atual gestora; lutei pela regularidade do transporte escolar dos estudantes universitários e da zona rural; abracei diversas causas de muitos cidadãos prejudicados pela arbitrariedade ou pelo abuso do poder e, ainda, propus o maior número de proposições na Câmara Municipal de Piancó, mesmo sabendo que os meus colegas vereadores (Christhiane Remígio, Paula, Antônio Leite, Neném de Fandinga, Tota Militão e Dr. Rato) os rejeitariam em quase sua totalidade, tudo para atender aos caprichos da senhora prefeita de Piancó.

Em contrapartida, minha vida esteve sempre ameaçada. A residência de minha genitora, Elicênia, foi invadida pelo filho da prefeita e seus comparsas que procuravam me agredir fisicamente. Meu irmão, Ângelo Filho, foi prejudicado em seus negócios empresariais. Meu outro irmão, Paulo Marcelo, foi perseguido em seu trabalho em João Pessoa. E, eu mesmo, fui vítima de agressões físicas e verbais, além de responder a dezenas de processos que tinham como intuito “  fechar” à minha boca.

Agora, chegamos às eleições de 2012. Para minha surpresa, muitos dos cidadãos com quem eu acreditava contar resolveram escolher outro candidato. Um candidato que, ao contrário de mim, ficou mudo, surdo e cego durante os últimos quatro anos, mesmo ciente de que o Povo de Piancó precisava de uma “voz” para gritar, espernear, denunciar e defender os mais humildes e indefesos. Outros privilegiados escolhidos por esses cidadãos sequer em Piancó se encontravam, estavam nos shoppings Centers de Campina Grande ou João Pessoa ou nas praias pessoenses e sequer se incomodavam com os problemas do nosso município.

O que me causa, ainda, mais repulsa nessas eleições, é o fato de esses eleitores dizerem para mim, que eu cheguei tarde...

- Doutor, você chegou tarde, já escolhi outro candidato!


Respondo que, posso até não ter chegado primeiro, mas tarde não cheguei. Até porque estava lutando há quase quatro anos em Piancó em defesa de nosso Povo.

Outros dizem que torcem por mim; que a Câmara Municipal de Piancó precisa de um vereador como eu; que não existe vereador melhor, mas, no entanto, apenas torcem e não votam em mim, porque fizeram compromisso com outro candidato. Sinto-me, nessa ocasião, comparado ao time do Flamengo, onde tem a maior torcida, mas sem os gols de Vágner Love e seus companheiros não pode ganhar nenhum campeonato.

Ontem, estive no Bairro do Campo Novo e adjacências e, confesso, fiquei desanimado, desestimulado e decepcionado. Enquanto entregava o meu panfleto pelas residências, muitas pessoas dali o rasgavam na minha frente, sem qualquer cerimônia, ou simplesmente diziam que sem dinheiro não tem voto e que papel não tem qualquer importância para eles. O panfleto noticiava as mais de 130 proposições que apresentei na Câmara de Vereadores durante o meu mandato, proposições estas todas endereçadas ao interesse coletivo.

Naqueles bairros, vi, estampada em cada porta, retratos de colegas meus, vereadores atuais e também candidatos, que durante os últimos quatro anos, não fizeram nada e votaram contra as proposições de minha autoria que solicitava calçamento, saneamento e resolução para o problema da constante falta d’água naqueles bairros. Isso implica dizer que, eu trabalhava e eles se calavam ou se omitiam e, ainda, votavam contra... Agora, eles recebem os votos dos cidadãos daquele bairro e, eu, recebo a indiferença, a falta de educação de rasgarem o meu panfleto e ainda servir de chacota para adversários políticos, que me orientam a deixar de ser "besta" com esse povo. Muito interessante isso!!!

Nessas eleições, não vou mudar a minha postura política para ganhar as eleições e ser reeleito. Vou continuar sendo eu mesmo, seguindo a minha consciência que me diz diariamente que não vale a pena chegar por caminhos escusos e fraudulentos. O político só tem compromisso se for escolhido espontaneamente pelo eleitor. Por isso, arrisquei até minha própria vida para defender o meu Povo. Era o que poderia oferecer como gratidão pelos votos obtidos em 2008. Tive prejuízos financeiros. Tive prejuízos morais. Tive prejuízos familiares, quando deveria estar junto aos meus filhos. Mas tudo isso valeu a pena porque estava cumprindo o meu dever como político.

Poderia comprar votos para conseguir ser reeleito. Mas prefiro perder as eleições... E acho sinceramente que isso poderá ocorrer... Não posso concorrer com o poder econômico mostrando apenas o meu trabalho e minha vontade de servir. Prefiro perder a mudar minha ideologia ou meu jeito de ser. Prefiro apostar na consciência de cada cidadão do que forçar “a barra” para retornar à Câmara Municipal de Piancó.

Aqui deixo o meu desabafo nas vésperas das eleições. Se eu conseguir me reeleger, irei continuar a servir ao meu povo, agora, com mais experiência e maturidade. Se não conseguir chegar, tenho a convicção de que cumpri o meu dever, como vereador e político, e irei passar a responsabilidade da defesa dos interesses desse Povo aos eleitos, torcendo para que eles tenham o mesmo compromisso e a mesma vontade de defender cada cidadão piancoense como eu tive.

Só espero não ouvir desses cidadãos piancoenses, que optaram em votar em outro candidato, que o arrependimento assolou a sua consciência e deveriam ter me escolhido, até porque já será tarde demais para voltar atrás. Estarei a seguir outro caminho, passando a cuidar de mim mesmo e de minha família, com a minha consciência tranquila, de que me ofereci como opção, mas não obtive êxito e que, certamente, terei a prova de que o dinheiro, a enrolação, a mentira e a falta de compromisso valem muito mais do que o trabalho realizado, a postura política séria, a vontade de servir e de mostrar que é possível chegar sem comprar ninguém.

E, se por acaso, não for eleito, eu me considero um vitorioso por ter difundido uma nova forma de se fazer política e ter recebido, espontaneamente, ao longo desses três meses, inúmeros depoimentos de jovens, adultos e idosos que me emocionaram com suas palavras sinceras, palavras essas que tenho como "combustível" para suportar às intempéries da minha atuação parlamentar e para eu me manter em pé, dando também uma bela demonstração de que ainda tem gente séria em minha querida e estimada Piancó.

Por fim, agradeço antecipadamente aqueles que reconhecem o meu trabalho e irão confirmar o meu nome e número no próximo dia 07 de outubro porque querem que eu continue na Câmara Municipal de Piancó.

Um abraço.


Respeitosamente,


Antônio de Pádua Pereira Leite
Vereador de Piancó




Mentira tem perna curta...



A prefeita de Piancó, Flávia Serra Galdino, está atribuindo a mim o fato de a Prefeitura Municipal de Piancó não ter efetuado o pagamento dos salários dos sofridos funcionários públicos municipais, referente ao mês de setembro/2012.

Alega a prefeita, segundo me contaram, de que eu teria bloqueado o dinheiro do Fundo de Participação do Município (FPM), referente à primeira parcela de outubro/2012, como se eu fosse presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PB), presidente do Tribunal de Justiça do Estado ou até juiz de direito da Comarca de Piancó.

Ora, todo cidadão bem informado sabe que o repasse do FPM só ocorre nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Logicamente, se hoje é dia 05 de outubro, o repasse não poderia ter sido realizado, eis que o Governo Federal não faz antecipação de FPM, principalmente para evitar o seu uso no dias das eleições. 

Ora, se a prefeita prometeu pagar aos servidores no dia 05 (hoje) deveria ter economizado os repasses realizados no mês de setembro/2012 e, não, mentir descaradamente, ao atribuir a um simples vereador de oposição o fato de ela não cumprir o que prometera.

Desse modo, a fim de desmentir o que a santa prefeita diz publicamente, reafirmo que não tenho poder nenhum para bloquear FPM, até porque luto para que o pagamento seja efetuado ao final de cada mês, em dia, e com valores justos pagos a cada servidor municipal.

Isso implica dizer que, se eu tivesse tanto poder assim, como acredita a prefeita, os servidores municipais receberiam impreterivelmente no último dia de cada mês. Por isso, apresentei emenda à Lei Orgânica do Município para obrigar o pagamento em dia do salário do servidor público municipal.

Assim, não posso ser responsabilizado por irresponsabilidade de uma prefeita corrupta, que mente, que engana, que promete e não cumpre e que ainda tenta insinuar que tenho  poder para prejudicar as pessoas. Ela que é irresponsável. Ela que tem poder determinar se paga ou não paga. Eu não!!!

Para deixar bem clara a questão, o quadro abaixo mostra os repasses do Governo Federal para o Município de Piancó, referentes ao mês de Outubro (01 a 05/10/2012) e, ao mesmo tempo, comprova que não fora feito qualquer nenhum repasse do FPM neste mês, fato que só ocorrerá no próximo dia 10 de outubro. 

Assim, se não houve repasse; não poderá acontecer bloqueio:

Acesse os dados em "Mais Informações":


TRE envia ao TSE o pedido de tropas federais para Piancó, no Sertão da PB

Pedido segue com urgência para Tribunal Superior Eleitoral. Juiz entendeu que existe acirramento eleitoral na cidade.

 

 

Na sessão administrativa desta sexta-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deferiu o pedido formulado pelo juiz José Milton Barros de Araújo, da 32ª Zona Eleitoral, para o envio de tropas federais para o município de Piancó, no Sertão da Paraíba, para reforçar a segurança durante as eleições do domingo (8).
O TRE-PB considerou pontuais as alegações trazidas pelo juiz , de acirramento eleitoral e o fato de policiais do Bope e Choque, prestarem serviço à prefeita de Piancó. De acordo com o TRE-PB, o pedido segue, com urgência, para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na quinta-feira (4), o TSE aprovou o pedido de envio de tropas federais para os municípios de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, e Patos, no Sertão. O Exército Brasileiro também vai atuar no município de Campina Grande, no Agreste, durante o período eleitoral. 
Fonte: G1PB

 

Adesão de Peso...

Emano Costa, Sales Lima e Edvaldo Leite de Caldas..


Na noite de ontem, o empresário do Posto Cláudia, Emano Costa, decidiu aderir à campanha da candidatura de Sales Lima (prefeito) e Edvaldo Leite de Caldas (vice-prefeito). A adesão ocorreu logo após o último comício da Coligação "Continuando em Boas Mãos".