ACESSOS AO BLOG

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Memória On Line - Queima de Livros em Piancó

Ainda se esperam o resultado da CPI...

Cinzas dos livros queimados - foto do local
Em abril de 2010 a então secretaria de Educação e Esportes de Piancó Rita Maria da Silva Ferreira, declara numa Comissão Parlamentar de Inquérito CPI, instalada por dois terços dos vereadores para apurar a denúncia, Que mandou queimar cinco mim livros, sim!

A secretária acompanhada do advogado é interrogada pela Comissão
Relembre o caso:


Após tomarem conhecimento da queima de mais de 5 mil livros pela secretaria de Educação e Esportes do município de Piancó, dois terços dos vereadores daquele município assinaram, ontem, requerimento que instala uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de supostas irregularidades administrativas no âmbito da secretaria que tem sob o seu comando a professora Rita Maria da Silva Ferreira.
O requerimento foi assinado pelos vereadores Pádua Leite (PT), Christhiane Remígio (PSDB), Maria de Fátima Militão (PP), Francisco Ferreira da Silva (PMN), José Bráulio Júnior (PTB) e Wagner Ricardo Leite Brasilino (PP).
Segundo o vereador Pádua Leite, no requerimento, os vereadores subscritos fundamentam a necessidade de apuração dos fatos a determinação de incineração de livros didáticos, estudantes fantasmas a fim de angariar mais recursos à educação, aquisição e distribuição de gêneros alimentícios no tocante à merenda escolar, pagamentos exorbitantes em serviços prestados por terceiros, contratos de locação de automóveis e aplicação das verbas do FUNDEB, dentre outros fatos.
A secretária Rita Maria chegou a ser ouvida, no último dia 20 deste mês, pela Comissão de Educação, Saúde e Defesa do Menor da Câmara Municipal de Piancó, formada pelos vereadores Pádua Leite (PT), Christhiane Remígio (PSDB) e Maria de Fátima Militão (PP).
Na audiência, a secretária esteve acompanhada de seu advogado, Antônio Remígio da Silva Júnior, e respondeu as perguntas dos membros da Comissão, tendo afirmado que realmente autorizou a incineração de livros que, segundo ela, estavam molhados por conta de um acúmulo de água na Biblioteca que fica localizada dentro da própria Secretaria da Educação.
Rita Maria chegou a dizer ainda que livros queimados não eram livros didáticos, mas livros para análise dos professores. No entanto, entrou em contradição quando afirmou depois que não poderia dar livros velhos aos alunos da rede municipal, pois sempre os trata com dignidade e respeito.
A secretária também afirmou que a prefeita Flávia Galdino fora previamente avisada, de forma verbal, da incineração dos livros, o que contraria o teor do Ofício nº 58/2010, remetido pela prefeita Flávia Galdino à Câmara Municipal onde pede a apuração da denúncia.

Zeca Alves

AVISO AOS CONCURSADOS/2007


O vereador Pádua Leite (PT), mediante o presente aviso, comunica a todos os candidatos aprovados no Concurso Público/2007, promovido pela Prefeitura Municipal de Piancó, ainda não convocados, que, amanhã (dia 01/11/2012), haverá reunião na Câmara Municipal de Piancó, a partir das 09h30 da manhã, para tratar de assuntos de seu interesse.

Respeitosamente,

vereador Pádua Leite (PT)