ACESSOS AO BLOG

sábado, 9 de março de 2013

Vereadores criam Associação representativa no Vale do Piancó

José Mário Madruga, vereadores Pádua Leite (Piancó) e Lucas Santiago (João Pessoa) participaram da fundação da Associação

Na noite de ontem, os vereadores dos municípios do Vale do Piancó fundaram a Associação dos Vereadores e Câmaras do Vale do Piancó, que tem como objetivo defender os interesses dos cidadãos do Vale do Piancó, prestar assessoria aos vereadores, debater problemas comuns, etc.

Na Assembleia Geral elegeu, por maioria, a sua primeira Diretoria Executiva, que tem como presidente o vereador itaporanguense Jacklino Porcino e como vice, o vereador de Santana dos Garrotes, Rênio Macedo.

A Associação terá sede própria, onde irá disponibilizar todos os instrumentos para ajudar na atuação parlamentar dos vereadores associados, como também irá realizar seminários, congressos e conferências para debater problemas comuns do Vale do Piancó. O vereador inscrito deverá pagar uma mensalidade que corresponde a 1% de seu subsídio. O suplente de vereador também poderá se filiar, desde que tenha diploma da Justiça Eleitoral, pagando uma mensalidade de 0,5%, com direito a voz e voto.

O vereador dua Leite (PT), ao usar a tribuna, propôs que fosse realizado uma audiência para discutir a longa estiagem que aflige o Vale do Piancó e pediu a expedição de convites para o padre Djacir Brasileiro, governador Ricardo Coutinho e bancadas de deputados federais e estaduais, além de autoridades públicas (prefeitos e vice-prefeitos do Vale) para se discutir o problema.

Na Assembleia Geral foi discutido exaustivamente o Estatudo da entidade. Após, foram eleitos os integrantes da Diretoria. Terminados os trabalhos, foi servido um coquetel para os presentes. A Associação terá sua sede instalada na cidade de Itaporanga e se reunirá uma vez por mês.

No mês de abril/2013, a Associação estará realizando o primeiro curso de atuação parlamentar aos vereadores filiados. Segundo o seu presidente, Jaklino Porcino, "o curso tem como objetivo orientar os vereadores a atuarem no parlamento, dando-lhes oportunidade de aprender a desempenhar suas funções em cada município", disse o presidente.

Combate à seca: Zona rural de Piancó é beneficiada com 35 poços artesianos



Nos primeiros meses de 2013 as chuvas continuam escassas no Sertão da Paraíba, e a situação não é diferente no município de Piancó. Como forma de amenizar os transtornos causados pela seca o governo municipal já vem tomando medidas emergenciais.
A gestão municipal tem mobilizado esforços para atender as famílias que moram na zona rural do município e, em parceria com os governos federal e estadual, conseguiu o investimento de R$ 800 mil reais para a perfuração dos poços artesianos.

Já começaram a serem perfurados 35 poços artesianos em toda zona rural do Piancó. “Estamos felizes, pois os poços artesianos chegaram no momento que as famílias da zona rural mais precisavam de água”, disse o prefeito Sales Lima.

Assessoria PMP

Programa Palma Resistente chega ao Vale do Piancó

Agricultores recolhendo as raquetes

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), por meio do Programa Palma Resistente, distribuiu nesta sexta-feira (8), na cidade de Piancó, cerca de 120 mil raquetes de palma forrageira resistente à praga da cochonilha do carmim. A entrega foi no Parque de Exposição Elzir Matos, beneficiando aproximadamente 200 agricultores familiares.

Agricultores exibem as Palmas

A ação contempla produtores rurais de outros 19 municípios da região: Aguiar, Boa Ventura, Curral Velho, Conceição, Catingueira, Diamante, Emas, Ibiara, Itaporanga, Nova Olinda, Igaracy, Olho D’agua, Serra Grande, São José de Caiana, Santa Inês, Santana dos Garrotes, Santana de Mangueira e Pedra Branca.

Criadores de Piancó, diz da satisfação de receber as mudas

“Esse programa é um alento ao produtor rural neste período de estiagem. Além de salvar o rebanho, será desenvolvida uma cultura resistente da palma no nosso Estado”, comenta o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

Presença do Sec. de Agricultura de Piancó, Adailton Pereira Pinto, Sec. de Agricultura do estado Marenilson Batista, Vice prefeito de Piancó Edvaldo Leite  de Caldas e o diretor de agricultura de Piancó João Biró


A ação é desenvolvida com o apoio da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), e os gestores municipais. “O processo de logística, cadastramento e cruzamento de demandas está sendo feito pelos técnicos da Sedap e das empresas vinculadas”, acrescenta Marenilson Batista.

Peninha Araújo (diretor) e Marenilson Batista (Sec. Agricultura) orientam os produtores como fazer o  manejo das palmas

Também nesta sexta-feira (8) e no sábado (9), o Programa entrega cerca de 140 mil raquetes em Água Branca, beneficiando os municípios de Manaíra, São José de Princesa, Princesa Isabel, Tavares, Juru, Imaculada, Matureia, Teixeira, Desterro e Cacimbas.

Equipe da Sedap

O programa Palma Resistente vai distribuir, em sua primeira etapa, cerca de 4,5 milhões de raquetes de palma resistente aos produtores rurais. Até agora já houve entregas em Campina Grande, Remígio e Monteiro, beneficiando mais de 40 municípios.

Fonte:http://www.paraiba.pb.gov.br
Fotos: Zeca Alves