ACESSOS AO BLOG

quarta-feira, 13 de março de 2013

Projeto: Saúde do Apenado

Enfermeiro realiza exame no apenado

Está sendo executado na Cadeia Pública de Piancó. o projeto: Saúde do Apenado, idealizado pelo diretor Rufino de Lima e o agente penitenciário e enfermeiro João Paulo Neto.

Esse projeto tem como objetivo promover a monitorização da saúde dos apenados, a fim de realizar atividades preventivas, para que os próprios tenham o direito a uma saúde humanizada dentro da unidade prisional, declarou o agente e parceiro do projeto.

João Paulo Neto e Rufino de Lima autores do projeto
Segundo o diretor da cadeia pública Rufino de Lima, considerando a necessidade de alguns apenados fazerem uso continuo de medicamentos anti-hipertensivos e de controle da diabetes, vimos à oportunidade de realizarmos atividades de monitoramento e prevenção de algumas doenças, sejam elas, já diagnosticadas ou adquiridas em ambientes insalubres.

" Dentro desse trabalho que estamos realizando a partir de hoje 13/03, observamos também o uso de vários tipos de medicações, inclusive psicotrópicos; faremos parcerias com unidades de saúde, para que os profissionais médicos prescrevam se necessário, o uso controlado dessas medicações, tornando assim mais viável a administração controlada pelos agentes da nossa unidade", concluiu.

Enfermeiro verifica a pressão arterial do apenado
A cadeia pública de Piancó, tem 32 apenados, sendo 17 trancados e 15 albergados, com idade entre 18 e 67 anos
.
A monitorização de saúde dos apenados será de segunda a quarta feira no período noturno, para incluir também os albergados; que só estão na cadeia a noite para dormirem.

Com a realização desse projeto, pretendemos tornar nossa unidade prisional mais humanizada, além demonstrar aos nossos gestores que podemos fazer melhorias dentro das cadeias públicas, com ações simples, utilizando recursos mínimos. Finalizou o diretor.

Agentes penitenciários de Piancó

Parcerias:

Prefeitura Municipal de Piancó-PB
Secretária Municipal de Saúde (Piancó)
Drª Luciana Rodrigues Lima - Juíza das execuções penais desta Comarca
Drª Geovana Patricio do Rego - Promotora das execuções penais desta Comarca

Zeca Alves
zecaalves2008@gmail.com