ACESSOS AO BLOG

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Simpósio: Educar é uma ato de amor


A Secretaria Municipal de Educação e Esportes, realizou dia 11 de julho 2013, no auditório do Tribunal do Júri em Piancó, o simpósio: “Educar é um ato de amor”! Para encerrar as atividades no primeiro semestre a equipe técnica da Secretaria reuniu todos os professores da rede municipal de ensino, para falar sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos e dos distúrbios tão comuns nas salas de aula de nossos dias, na abertura do simpósio, a secretária em exercício professora Sheila de Sá, emocionada disse: “No dia de hoje completamos exatos 100 dias letivos, superamos muitos desafios e alcançamos muitas conquistas; melhores salários para os nossos professores, merenda escolar de qualidade, material didático e suporte pedagógico. Estamos construindo uma rede de ensino de qualidade que conquista a cada dia, credibilidade e o respeito da nossa comunidade. Mas nem tudo é um mar de rosas, não atingimos nossas metas ainda.”

Sheila de Sá - Secretária interina
A secretária disse ainda: “Muitas transformações ocorreram no campo da educação para tornar viável uma escola inclusiva que atenda a todos sem discriminação e que garanta a formação adequada para a vida, de tal forma que estes sujeitos, possam viver de forma produtiva e satisfatória, com autonomia e independência. Definitivamente não estamos preparamos para uma demanda crescentes a escola, e, principalmente os professores, encontrarão em suas salas uma população discente cada vez mais heterogênea, que engloba um conjunto de alunos com necessidades educacionais especiais, temporárias ou não, às quais, os professores terão, necessariamente, de responder. Assim a escola deverá desempenhar um novo papel: servir de palco à diversidade cultural e educacional que a realidade dos dias atuais lhe confere. Vivemos em tempos de profundas mudanças na nossa sociedade, onde os desafios de ser educador são cada vez maiores. O papel do educador necessariamente tem que se adequar a nova realidade, o professor/ educador, tem de ir além de apenas e tão somente transmitir conteúdos. No atual contexto, não existe uma única forma estabelecida, um padrão pré- determinado. O êxito do educador moderno está amarrado muito à personalidade, competência, facilidade de aproximar e gerenciar pessoas e situações cada vez mais diversificadas. A prática de educar moderna vai aos poucos assumindo novas configurações, o professor assume multe-papéis, além de transmitir conhecimento, cabe ao novo educador formar o cidadão, ser psicólogo, conselheiro, amigo, parceiro, orientador e muitas vezes assumir o papel que essencialmente caberia aos pais. É por tudo isso que tem se dito, e com razão, que educar é um ato de amor.”


Na sequência foi apresentado o filme: Como estrelas na terra, O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. A psico pedagoga clinica Joseane Inácio da Cruz e a assistente social Maria Rafaela Lopes Teotonio, fizeram uma ampla explanação do tema e conclamaram os professores a olharem com  amor para esses alunos.


            Estiveram presentes: a primeira dama Dilma Casé, a secretária de finanças Eliana Rejane, Yurik Lacerda  e o chefe de gabinete Edvaldo Leite de Caldas Junior, os vereadores: Pedro Aureliano, Francisca de Paula, Chistiane Remígio  e Antonia Regina e gerente do fórum Juciana Carla Brasileiro.

Zeca Alves
zecaalves2008@gmail.com


Em Piancó; manifestantes vão as ruas e protestam contra a situação politica do país



Foi realizada no começo da noite de ontem (11/07), pelas principais ruas de Piancó-PB, uma grande caminhada, em sua maioria composta por jovens em protesto contra a situação politica do pais.

Gritando palavras de ordem e exibindo faixas e cartazes com reivindicações o manisfesto seguiu pacifico e relutante pelas principais ruas da cidade.





Estima-se que, aproximadamente 1000 (mil) manifestantes participaram da caminhada; representantes de sindicatos, funcionários públicos, representantes de Ongs, professores estudantes, vereadores, donas de casa, etc.
O manifesto foi encerrado no coreto da praça no centro da cidade com discursos dos participantes. Um abaixo assinado e um relatório foram constituído e enviado ao governantes.







Zeca Alves



Prestação de Contas (da campanha) do Prefeito de Piancó, foi aprovada pelo TRE-PB

Entenda o caso...


Em sessão realizada na tarde de ontem, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba negou, à unanimidade de votos, o Recurso Eleitoral nº. 404/2012, interposto contra a Prestação de Contas de campanha do Prefeito de Piancó, Sales Lima pela candidata derrotada Vanderlândia Tomaz.

A medida da adversária do Prefeito intentou a revisão da análise das contas de campanha de Sales Lima com o intuito de reformar sua aprovação e desaprová-las.
No TRE-PB, o Procurador Eleitoral manifestou-se levantando a preliminar de ilegitimidade ativa ad causam, uma vez que em seu entender a candidata derrotada não é parte interessada na questão.

Seguindo esse entendimento, o Relator do caso, Juiz Eduardo Carvalho aceitou a preliminar levantada pelo Ministério Público Eleitoral, no que foi seguido à unanimidade pelos demais juízes da Corte, a exceção do Desembargador Saulo Benevides, que se arguiu suspeito, e o pleno arquivou de pronto o Recurso.

 O advogado Dr. Yurick de Azevedo Lacerda,    disse:  "Não esperava outro resultado. Por mais que justiça seja algo incerto, por mais entendimentos que os casos possam trazer, o objeto desse Recurso foi algo deveras debatido e esclarecido em sede de análise das contas na Justiça Eleitoral em Piancó. O companheiro Nobel Vita bem sustentou em plenário a mesma preliminar que Dr. Marcílio (José Marcílio Batista) e eu arguimos quando da defesa em Piancó e que o Procurador Eleitoral também levantou". 

Infelizmente, a irresignação dos nossos adversários é algo alarmante. Se já tivessem aceitado a derrota espinhosa que tiveram nas urnas já estariam tranquilos. O povo disse não ao caos deixado pela gestão pretérita, que legou à Piancó o mais absurdo esquema de corrupção da história da Paraíba. E isso deve ser aceito. Não adianta inventarem nem levantaram mais nada. As contas foram aprovadas, com ressalvas, mas devidamente finalizadas pela Justiça Eleitoral em Piancó. Agora foi o ponto final que restava. A justiça mais uma vez foi feita, por isso a cidade e nosso povo irromperam em festa novamente com mais essa conquista”, afirmou categoricamente o Procurador do Município Yurick Azevedo.

Evento Cultural

ARRAIÁ DO ELISEU



Participe e Prestigie!