ACESSOS AO BLOG

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Giucélia Figueiredo concedeu entrevista na Rádio Cidade e prestou solidariedade ao vereador Pádua Leite

Vereador Pádua Leite, Yurick Azevedo e Giucélia Figueiredo...

No último sábado (30/11), a Delegada Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e presidente do CREA-PB (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), Giucélia Figueiredo, concedeu entrevista ao programa oficial da Prefeitura Municipal de Piancó, transmitido  pela Rádio Cidade de Piancó, que tem como âncora o Procurador Geral do Município, o advogado Yurick Willander Azevedo.

Na entrevista, Giucélia Figueiredo falou sobre as ações da presidente Dilma Rousself nas questões agrárias na Paraíba, tais como a entrega de tratores, máquinas, carros pipas aos municípios paraibanos, a exemplo de Piancó, além de parabenizar o prefeito Sales Lima pela excelente administração e também pela parceria com o Governo Federal.

Quando o âncora perguntou sobre as questões internas do PT, Giucélia Figueiredo deixou claro que a orientação do Partido quando se chega em uma cidade como Piancó é procurar as suas lideranças políticas e, jamais, procurar pessoas estranhas ao PT, principalmente quando se é adversário político local. Prestou solidariedade ao vereador Pádua Leite pelos fatos estranhos perpetrados pelo deputado Anísio Maia (PT) em Piancó e disse que "Pádua Leite não é um patrimônio do PT de Piancó, nem do PT Estadual... Pádua Leite é patrimônio do PT Nacional e referência como político em todo o Brasil."


Geralda Pereira, Vavá do Peixoto, Pádua Leite, Giucélia Figueiredo e Yurick Azevedo

Na Rádio Cidade, compareceram o presidente da Colônia de Pescadores Z-31, Vavá do Peixoto, e os cidadãos Arthur Azevedo (filho de Pádua Leite) e Geralda Pereira.

Giucélia Figueiredo aceitou convite do presidente da Colônia de Pescadores Z-31 de Piancó, Vavá do Peixoto, para participar de reunião no mês de janeiro/2014, quando tratá toda a estrutura da Delegacia para promover convênios com a Colônia e seus associados.

Yurick Azevedo entrevista Giucélia Figueiredo

Após a entrevista, Giucélia Figueiredo foi parabenizar Euda Maria Lopes, esposa do presidente do PT local, Ângelo Filho, e, ao mesmo tempo, prestar apoio ao PT de Piancó.

Arthur Azevedo, Giucélia Figueiredo, Ângelo Filho e Pádua Leite
Giucélia Figueiredo e Ângelo Filho: apoio irrestrito ao PT de Piancó...

Aniversário de Euda Lopes e Rociene


Na tarde do sábado (30/11), a residência da Fazenda de Deda Lopes recepcionou os aniversariantes Euda Lopes e Rociene e todos os familiares e amigos. Rociene comemorou no próprio dia 30/11, enquanto o aniversário de Euda se comemorava no dia 01/12.

As fotos abaixo expressam a alegria que contagiou a festa:















Meus Heróis morreram de Aids

O poeta e cantor Cazuza (1958-1990). Foto: Flavio Colker
Em uma de suas canções mais conhecidas, Ideologia (1988), o cantor Cazuza dizia que seus heróis tinham morrido de overdose. Referia-se a ídolos como Jimi Hendrix, Janis Joplin ou Jim Morrison, todos mortos precocemente pelo uso excessivo de drogas. “Meus heróis morreram de overdose” é uma frase muito forte e verdadeira, mas não para mim. Muitos dos meus “heróis”, pessoas que admirei na vida, que foram modelos de rebeldia, coragem e inteligência, não morreram de overdose. Morreram de Aids. E Cazuza foi um deles.

A Aids entrou na minha vida aos 17 anos, no primeiro ano da faculdade de jornalismo. Era uma época livre, aquela, na Salvador dos anos 1980. Meninos e meninas provavam beijar-se, muitos garotos experimentavam pintar os olhos, a boca. Era proibido proibir. De repente veio a Aids e parou tudo. O Brasil e o mundo retrocederam cem anos em termos sexuais e morais, porque a Aids não era como o câncer, era uma doença que trazia consigo o preconceito; quando surgiu, era anunciada pelos conservadores como um verdadeiro castigo que os céus haviam mandado aos “pecadores”.

Sempre tive muitos amigos homossexuais. Posso dizer, inclusive, que as pessoas que exerceram maior influência intelectual e artística sobre mim são gays. Eu os adoro. E logo a Aids contaminaria um destes amigos queridos, pintor, que morreu, infelizmente, um ou dois anos antes de surgir o coquetel de remédios que mantém o vírus sob controle. Havia tanto desconhecimento sobre a doença neste primeiro momento, que as pessoas tinham medo até de compartilhar talheres e pratos com os infectados. Imaginem que crueldade.

Com o tempo, se foi vendo e informando as pessoas que a Aids não se contagia no vento, tampouco pelo beijo ou pelo abraço, mas sim por relações sexuais sem proteção; pela transfusão de sangue contaminado; pelo compartilhamento de seringas e agulhas; e durante a gravidez e a amamentação (o que já é possível reverter). Nada a ver, portanto, com “pecado”, isso é ignorância pura.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Aids ainda é um dos problemas de saúde mais graves em todo o mundo, sobretudo nos países mais pobres. Existem hoje cerca de 35,3 milhões de pessoas infectadas com o vírus –3,34 milhões delas, crianças. O HIV continua a ser o agente infeccioso mais mortífero do planeta: desde que a doença apareceu, calcula-se que 36 milhões de pessoas tenham morrido em decorrência da Aids. No ano passado foram 1,6 milhão.

Neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, quero homenagear todas as vítimas desta doença nas figuras destas pessoas especiais. Alguns dos que aparecem aqui não são homossexuais e foram contaminados de outras formas que não a sexual. O cartunista Henfil e seu irmão Betinho, por exemplo, eram hemofílicos e contraíram o HIV em transfusões. Mas isso não importa. O que importa é que todos eles eram seres humanos incríveis, gênios que foram levados desta vida, a maioria absurdamente cedo, por uma doença brutal. Saúdo todos eles e digo que sinto saudades.

P.S.: Não deixe que a Aids atrapalhe sua liberdade sexual: use camisinha.

(Clicando nos nomes dos meus heróis, você pode ler entrevistas e reportagens que selecionei sobre cada um deles, em texto e em vídeo.)



O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), autor da “História da Sexualidade”. Foto: Bruce Jackson


O cantor e compositor Renato Russo (1960-1996)

O cartunista Henfil (1944-1988), que lutou pela volta da democracia no Brasil. Foto: Aguinaldo Ramos/JB

O sociólogo Betinho (1935-1997), que denunciou a fome em nosso país, era irmão de Henfil. Foto: Dadá Cardoso/Ibase

O músico, escritor e ativista norte-americano Gil Scott-Heron (1949-2011), autor da inspiradora frase: “A revolução não será televisionada”

A linda atriz Sandra Bréa (1952-2000), ídola de infância de muitas meninas no Brasil nos anos 1970

O artista plástico e ativista norte-americano Keith Haring (1958-1990). Foto: Tseng Kwong Chi

O escritor de ficção científica russo radicado nos EUA Isaac Asimov, autor de “Eu, Robô”. Pintura de Rowena Morrill

O músico e ativista nigeriano Fela Kuti (1938-1997)

O cantor Freddie Mercury (1946-1991). Foto: Steve Wood

Fonte: Carta Capital

Vereador Pádua Leite irá organizar movimento para reivindicar redutores de velocidade na BR 361


O vereador Pádua Leite (PT) apresentou na Câmara Municipal de Piancó, no dia 18/04/2013, o Requerimento nº 055/2013 que "Requer ao Superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) no Estado da Paraíba, Dr. Gustavo Adolfo Andrade de Sá, que autorize a construção de redutores de velocidade no perímetro urbano da cidade de Piancó, precisamente na BR 361, entre os kms, 82 (altura da entrada do Bairro Socorro Brasilino) ao Km 84 (altura do Posto Lopes - entradas do Bairro Piancozinho), a fim de se evitar acidentes automobilísticos que tenha como vítima pedestres." O Requerimento foi aprovado por todos os vereadores.

Encaminhado o Requerimento ao DNIT até a presente data não foram adotadas nenhuma providência, fato que já justifica um ato público no mesmo nível do que ocorreu na cidade de Itaporanga no dia de hoje.



Ainda esta semana, irei organizar com os moradores dos Bairros Socorro Brasilino e Piancozinho um Ato Público, com fechamento da BR 361 para reivindicarmos os redutores de velocidade, uma vez que naquele trecho os automóveis descem em alta velocidade, ocasionando inúmeros acidentes, inclusive com vítimas fatais.


Teste rápido de HIV deve ser vendido nas farmácias a partir de fevereiro

Rio de Janeiro - Para facilitar o diagnóstico do HIV e antecipar o tratamento de pessoas que podem desenvolver a aids, o Ministério da Saúde deve autorizar a venda, em farmácias, de um teste rápido para detectar o vírus, a partir de fevereiro de 2014. Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o exame é feito em 20 minutos, com coleta de saliva pela própria pessoa, e deverá custar R$ 8. 
A informação foi confirmada pelo diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério, Fábio Mesquita, durante evento hoje (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o governo federal anunciou a antecipação do tratamento para pessoas com o HIV. Antes, somente pacientes com a doença desenvolvida recebiam medicamentos.
De acordo com o diretor, o teste rápido de HIV tem duas vantagens: Uma delas é a confidencialidade. A pessoa vai à farmácia pega o teste e faz em casa, sem precisar ver um agente de saúde e dividir isso com ninguém. A segunda vantagem é a rapidez, não tem fila, não precisa ir ao posto, não precisa esperar o tempo que leva [para sair] o resultado de um exame normal, esclareceu Mesquita.
Ao disponibilizar o teste rápido de HIV, vendido na internet por um laboratório americano por cerca de R$ 160, o ministério pretender iniciar o tratamento mais cedo e melhorar a qualidade de vida de pessoas com HIV, além de reduzir em cerca de 96% o risco de contágio, principalmente para parceiros fixos ou durante a gestação, quando o vírus pode passar da mãe para o bebê.
Dados do ministério apontam que cerca de 150 mil pessoas, de um total de 700 mil estimadas com a doença, não sabem que têm o vírus HIV. No Brasil, embora a prevalência de pessoas convivendo com o vírus seja considerada baixa para o conjunto da população (0,4%), a infecção é alta entre meninas entre 14 e 19 anos e meninos gays, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Segundo Padilha, grande parte dos casos de detecção de HIV em meninas ocorre durante o pré-natal. Nessa faixa etária tem muita gravidez na adolescência, em situação vulnerável, por isso, descobrimos mais meninas que homens [com o vírus], disse. Elas engravidam já infectadas, reforçou. Os jovens são público-alvo da campanha contra a aids lançada hoje (1º).
Fonte: Agência Brasil/Edição: Juliana Andrade