ACESSOS AO BLOG

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

E as obras do Mirante de Santo Antônio continuam em ritmo acelerado...


Hoje, pela manhã, resolvi fazer caminhada na estrada de acesso ao Mirante de Santo Antônio e, ao mesmo tempo, fiscalizar a celeridade das obras. Para minha surpresa, a estrada já tem mais de um quilômetro construída e, acredito, que em poucos dias, o restante deverá estar pronto.

Estando pronta a estrada de acesso ao Mirante, não só a parte turística será focada, mas também um excelente local para a prática de caminhada. Ida e volta, são 3,81 km de percurso e a perda de calorias na subida é grande.










As propriedades nutricionais da berinjela



A berinjela é um legume que contém a seguinte composição: vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibra solúvel. A niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Enquanto os minerais cálcio, fósforo e ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue. 


Poucas pessoas sabem, contudo, que ela é um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético.  


 A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de ventre. 

Diabetes, colesterol e a berinjela



Dietas com alto teor de fibra alimentar têm apresentado resultados positivos em relação a tolerância à glicose, redução de hiperglicemia pós-prandial e taxa secretória de insulina em indivíduos diabéticos.

A fração da fibra solúvel, que está presente na berinjela, é apontada como responsável por estes efeitos fisiológicos benéficos e vários mecanismos têm sido propostos para explicar sua ação. A alteração na velocidade de difusão da glicose, devido à formação de gel no lúmem intestinal é um deles. Já a alteração na estrutura da mucosa intestinal, com rarefação das criptas e vilosidades da mucosa intestinal e aumento da produção de mucina, que atua como uma barreira à absorção de glicose, é outro.  


Atualmente, o extrato e o suco de berinjela, têm sido utilizados para diminuir as taxas de colesterol e de colesterol ruim, LDL. A produção de ácidos graxos de cadeia curta, como o acetato e o propionato, em decorrência da fermentação da fibra solúvel pelas bactérias do cólon, também exercem efeitos na diminuição das taxas de glicose e colesterol sanguíneo. O acetato inibe a lipólise do tecido adiposo que é responsável pelo excesso de ácidos graxos livres que chega ao fígado e acarreta a produção de acetoacetato em indivíduos diabéticos.  


Diversos trabalhos científicos tem verificado se dietas ricas em berinjela apresentam efeito hipoglicêmico e uma melhora a tolerância à glicose, e se a presença de fibra solúvel (pectina solúvel) é um fator determinante nestes efeitos. Dietas ricas em berinjela apresentam efeito hipoglicêmico, e contribuem para o retardamento de absorção da glicose pós-prandial e a fração fibra solúvel está correlacionada com estes efeitos. 


Experimentos realizados com a utilização de berinjela com casca e sem casca, e de casca de berinjela por um período de 42 dias. A glicose sangüínea foi determinada no início do experimento e aos 13, 21, 34 e 42 dias. Os testes orais de tolerância à glicose (TOTG) foram realizados no final do experimento. 


Os resultados mostraram que as rações à base de farinha de berinjela com casca e de casca de berinjela apresentaram redução nos níveis de glicose. Este efeito não foi significativo para a ração à base de farinha de berinjela sem casca. Os animais do grupo com diabetes que receberam ração à base de berinjela com casca apresentaram menor área sob a curva de glicose, do que os dos grupos controle (ração à base de caseína e de berinjela com casca) e do que o do grupo diabético que recebeu a ração de caseína. Este efeito não foi observado nos animais que receberam ração à base de berinjela sem casca e casca de berinjela. 


Estes resultados indicam a presença de um composto responsável pelo efeito hipoglicêmico na casca de berinjela e que a pectina solúvel da ração não foi suficiente para promover tal efeito, mas que a administração contínua de pectina solúvel contribuiu para a melhora da TOTG.  


Experimentos mostraram que o suco de berinjela administrado a pacientes hipercolesterolêmicos, reduziu significantemente o peso corpóreo, o colesterol total, o colesterol ruim, LDL, e os triglicérides, assim como aumentou o relaxamento dependente do endotélio, melhorando a pressão arterial.  

Compra, armazenamento e preparo


Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa. As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por duas semanas. As pessoas tem o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas. O período de safra da berinjela vai de janeiro a maio. 

Fonte: minhavida.com.br

Respeito é bom, e Vital merece ! (artigo do advogado Rui Galdino Filho)

Ruy Galdino defende o senador Vitalzinho (PMDB)
Conheço o Senador Vitalzinho desde o tempo em que ele era Deputado Estadual e convivíamos juntos no PDT. Até votei nele para Senador e na sua mãe para Deputada Federal, na última eleição. Vital Filho, sempre foi e é um cidadão extraordinário, alegre, competente e correto. É também amigo e gosta de atender e ajudar a todos que lhe procuram. Trabalhamos juntos no PDT e ele sempre foi muito sério e honesto em suas ações pessoais e políticas. Como Senador, tem feito um grande trabalho perante o Congresso Nacional e tem ajudado muito a nossa Paraíba. Inclusive, tem sido um dos destaques paraibano a nível nacional. Fala-se também, que Vitalzinho está cotado para assumir um importante Ministério no Governo de Dilma, e tudo isso é muito bom para a Paraíba, e que assim seja. Ocorre, que toda vez que um paraibano, seja quem for, está em evidência e ascenção, sempre tem um “espírito de porco” que tenta denegrir e sujar a sua imagem, e isto, já aconteceu várias vezes com grandes paraibanos. Sem contar com o “rolo compressor” do sul e sudeste brasileiro, que também se aproveitam para “queimar” a pessoa, e isso ocorre em todas as áreas da vida. Agora a bola da vez é Vitalzinho. Estão dizendo que ele subornou um Juiz do TRE/PB, com 1 milhão de reais, para que o mesmo livrasse seu irmão Veneziano, de uma possível cassação como Prefeito de Campina Grande. É MENTIRA !!! Conheço Vitalzinho e não acredito nessa versão. É pura queimação! É sacanagem ! O “cotó” é uma pessoa séria e jamais faria isso. Além disso, a Justiça paraibana é formada por Juízes sérios e é uma das mais respeitadas do Brasil. Não sou advogado de Vitalzinho, porém, não acredito nessa denúncia que estão fazendo contra o mesmo. Repito: É MENTIRA. E mentira deslavada! Já disse em outras ocasiões que voto e acompanho  Ricardo Coutinho, nada tenho contra Veneziano (irmão de Vital), porém, quero que Ricardo continue governando a Paraíba, pois, está fazendo um grande governo e mudando a maneira de se fazer política na Paraíba. Todavia, como paraibano, independente de qualquer posição política ou cor partidária, torço e fico feliz quando um conterrâneo brilha no Brasil e no mundo. Por isso, defendo Vitalzinho e desejo que ele se fortaleça e ajude a Paraíba cada vez mais. Respeito é bom, e Vital merece ! Boa sorte, amigo !

Rui Galdino Filho
Advogado e Comentarista Político.