ACESSOS AO BLOG

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pádua Leite propõe que a Estrada do Mirante de Santo Antônio tenha o nome do Senador Ruy Carneiro

Mirante de Santo Antônio ainda em construção
O vereador Pádua Leite (PT) apresentou na Câmara Municipal de Piancó o Projeto de Lei nº 010/2014, que "Denomina de Avenida Ruy Carneiro a estrada de acesso ao Mirante de Santo Antônio neste município".

Estrada de acesso ao Mirante de Santo Antônio

Segundo o vereador petista, o nome do Senador Ruy Carneiro merece ser imortalizado em Piancó, principalmente por ter sido ele quem mais divulgara a tradicional festa de Santo Antônio, quando, ocupando ou não mandato eletivo, participara de todas as missas e procissões enquanto vida teve, demonstrando uma fé ao Santo e, ao mesmo tempo, divulgando em toda a Paraíba a acolhida do Povo piancoense e as nossas tradições. "A verdade é que, mesmo depois de sua morte, a família Carnerio Arnaud continuou a tradição do senador, quando seus familiares comparecerem todos os anos e prestigiam a tradicional missa, a exemplo do médico pessoense Carneiro Arnaud e do desembargador aposentado Rapahael Carneiro Arnaud. Para se ter uma ideia da fé e o carinho do senador Ruy Carneiro ao nosso padroeiro, foi ele que fez a doação da estátua que se encontra alicerçada no pátio da Igreja Matriz. Por tudo isso, nada mais justo do que atribuir o nome da avenida de acesso ao Mirante de Santo Antônio de Senador Ruy Carneiro." - disse o vereador Pádua Leite (PT)

Estrada de acesso ao Mirante de Santo Antônio
O Projeto de Lei foi remetido à Comissão de Legislação e Justiça e será deliberado na próxima quinta-feira pelo Plenário da Câmara Municipal de Piancó. O vereador Pádua Leite (PT), em contato com familiares do falecido senador, recebeu a notícia que familiares estarão presentes na referida sessão ordinária e garantiram, caso aprovado a proposição, a construção no Mirante de Santo Antônio de um busto em homenagem ao Senador.

Vejam, abaixo, a justificativa do Projeto de Lei:

Senador Ruy Carneiro

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Vereadores,

Povo de Piancó,

 

O presente projeto de lei visa prestar uma homenagem ao inesquecível Senador Ruy Carneiro, por ter sido ele o maior divulgador da nossa tradicional festa de Santo Antônio.

Todos sabem que o Senador Ruy Carneiro, principalmente os mais idosos, que quando ele exerceu os cargos de Governador do Estado e de Senador, por diversas vezes, sempre prestigiou as festividades de nosso padroeiro, fato conhecido em toda a nossa Paraíba, chegando ao ponto de sua visita já fazia parte da programação da Festa e, ele, sempre prestigiava demonstrando à sua fé ao Santo e carinho ao nosso Povo.


  Mesmo depois de sua morte, em 20 de julho de 1977, os familiares do Senador vem cumprindo a tradição de prestigiar sempre as nossas festividades, a exemplo do médico paraibano Antonio Carneiro Arnaud e do desembargador aposentado Rapahel Carneiro Arnaud, fato que por si só já justificaria a nossa homenagem, imortalizando a sua fé colocando o seu nome na avenida de acesso ao Mirante de Santo Antônio.


 Pois bem. É questão de justiça reconhecer a importância do Senador Ruy Carneiro na divulgação de nossa maior festa tradicional: a do padroeiro Santo Antônio, quando, em vida, estivesse onde estivesse, prestigiava o evento, inclusive, participando ativamente da procissão, diferentemente dos atuais governantes ou Senadores atuais, que sequer aqui aparecem; quando muito em tempos de eleição. 

Neste sentido, rogo aos nobres colegas a aprovação do presente Projeto de lei, por ser questão de reconhecimento público ao nobre Senador Ruy Carneiro."



         Abaixo, uma biografia resumida dos cargos ocupados pelo Senador Ruy Carneiro:


Senador Ruy Carneiro (Centro), visitando a cidade de Patos - PB

Histórico Acadêmico 
. Secundário: Liceu Paraibano
. Universitário: Direito/Faculdade de Direito


Cargos Públicos 
.Superintendente da Cia. Nacional de Navegação Costeira, Lóide Nacional e Estaleiro da Ilha do Viana;
.Oficial de Gabinete do Ministério da Viação e Obras Públicas 

Profissões 
. Advogado 
. Bancário 
. Jornalista
  
Mandatos 
. Deputado Federal  - 1935 a 1937;
. Governador do Estado - 1940 a 1945;
. Deputado Estadual  - 1946 a 1946;
. Senador  - 1951 a 1959;
. Senador  - 1959 a 1967;
. Senador  - 1967 a 1974;
. Senador  - 1975 a 1977;


Homenagens Recebidas 
. Grande Oficial da Ordem do Congresso Nacional, 1986 (In Memoriam).


Trabalhos Publicados 
.Carneiro, Ruy. Alice Carneiro. Imagem da Mulher Paraibana a Serviço das Grandes Causas Sociais. Brasília, Senado Federal, 1977. 117 P.



Câmara Municipal de Piancó, 19 de fevereiro de 2014. 

Vereador ANTÔNIO DE PÁDUA PEREIRA LEITE 
              Partido dos Trabalhadores (PT)




Nenhum comentário: