ACESSOS AO BLOG

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Deputado Efraim Filho faz recadastramento biométrico a convoca eleitores




O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB) realizou o seu recadastramento biométrico junto a Justiça Eleitoral em João Pessoa e na ocasião aproveitou a oportunidade para convocar a todos os eleitores que ainda não o fizeram a realizar.

Efraim destacou a importância do recadastramento como forma de assegurar transparência e mais segurança ao processo eleitoral. O deputado também foi informado que a Justiça Eleitoral em João Pessoa vai atender os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico durante este fim de semana (1º e 2). O atendimento vai ser feito na sede do Tribunal Regional Eleitoral por agendamento.

A novidade encerra o ciclo do mutirão de cadastramento realizado pelo TRE na capital e em Campina Grande, com atendimento tanto agendado quanto por ordem de chegada. A proposta é atender quem tem dificuldades de buscar atendimento no horário comercial por conta do trabalho.

Fonte: Assessoria do Deputado Efraim Filho

Veneziano diz que governo Ricardo Coutinho se apropria de obras federais do governo PT-PMDB



O pré-candidato a Governador da Paraíba nas Eleições 2014, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) afirmou em entrevista que o governo Ricardo Coutinho (PSB) não tem o que mostrar aos paraibanos e se apropria das obras, ações e iniciativas do Governo Federal para tentar mostrar trabalho. Segundo ele, o RC cita as obras do governo da Presidente Dilma sem, no entanto, fazer o registro de que são iniciativas do governo PT-PMDB.

Dentre as obras, ele citou o Cento de Convenções de João Pessoa, o Canal Acauã-Araçagi, as obras e ações de responsabilidade da Fundação Nacional da Saúde – Funasa (drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação, recuperação e construção de unidades habitacionais, melhorias sanitárias, dentre outras) e até mesmo a pavimentação de estradas, feita com recursos da Cooperação Andina de Fomento - CAF, viabilizados no governo de José Maranhão (PMDB).

“O governo Ricardo Coutinho se apropria das obras do governo PT-PMDB sem mencionar que essas conquistas, através, principalmente, do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC são obras efetivamente de responsabilidade do governo federal. Até mesmo esses gestos, que deveriam ser gestos comuns, de obrigação dos gestores, você não os tem”, disse Veneziano, em vídeo publicado em suas redes sociais.

Ele lembrou também de obras que foram feitas no governo do PMDB (José Maranhão), mas que não tiveram a sua continuidade, como a adutora Acauã-Campina Grande, iniciada por José Maranhão, após a conclusão de Barragem de Acauã, e paralisada nos governos seguintes, deixando Campina Grande vulnerável no abastecimento de água.

“A Barragem de Acauã, concluída no governo José Maranhão, que deixou os canos para a adutora já adquiridos e entregues e a adutora acabou não sendo feita. Nós campinenses sabemos o que significam 250 milhões de metros cúbicos (de água), principalmente naquele período de racionamento de Boqueirão e sequer a adutora foi feita, porque não houve o compromisso”, destacou o pré-candidato peemedebista ao Governo do Estado.

Hospital de Itapororoca – Veneziano também lembrou obras inauguradas no governo do PMDB (José Maranhão) e que foram abandonadas pelo governo atual, a exemplo do Hospital Regional José Félix de Brito, de Itapororoca, inaugurado com todos os equipamentos necessários para a sua realização no governo de José Maranhão, mas que hoje sofre com a falta de equipamentos para se fazer exames simples, como um Raio-X.

“Você ver a inauguração do hospital, com todos os equipamentos e ouvir um depoimento como o que recebemos em Itapororoca, dando conta de que, por falta de um Raio-X e de outros equipamentos, existir demandas mas não equipamentos, e o atendimento deixar de ser feito, por falta de gestão, por falta de operacionalizar aquilo que já foi construído e oportunizado a Itapororoca, é lastimável, é preocupante”, disse.

Veja o vídeo em: http://youtu.be/dfAKGSP42Pg

Fonte: Assessoria de Imprensa/Veneziano Vital do Rêgo / PMDB.

Juiz de Direito, aos 44 anos, pede aposentadoria do cargo para servir a Deus...


O Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa, Fabiano Moura de Moura, 44 anos, pediu aposentadoria do cargo que ocupava para, segundo ele, servir a Deus, que é sua vocação. Em uma Carta aos Amigos, postada em seu facebook pessoal, Fabiano mostra as razões que o levaram a tomar a sua decisão. 

A Carta impressiona pela maneira serena de se tomar uma decisão importante na vida, mostrando que o poder não vale mais do que uma vocação sacerdotal. Por isso, o Blog do Pádua Leite resolveu também tornar pública essa bela missiva, como forma de que todo internauta faça uma reflexão sobre momentos decisivos em nossas vidas.

Abaixo, transcrevemos a sua Carta aos Amigos:

"Carta Aberta aos Meus Amigos

Tomei uma grande decisão em minha vida. Pedi aposentadoria da condição de juiz de direito, função que durante anos pude dedicar-me com responsabilidade e amor.

A recente Lei que diminui o prazo de contribuição para os deficientes me deu a oportunidade de poder optar pela aposentadoria. Para os que não sabem, desde que nasci, tenho visão monocular (CID. 10 H 54-4). Sou cego de um olho, mas enxergo bem pelo outro. Fiz a opção de não viver lamentando pela visão que não tenho, mas louvar pela graça de ter um olho que me permite enxergar bem. Hoje, justamente por essa cegueira, terei o direito de dar à minha vida o rumo que desejo pelas razões que passo a apresentar:

1- Passei anos de minha vida na condição de magistrado. Função que honra e dignifica qualquer pessoa. É uma atividade de muito poder que termina por gerar um respeito imenso das pessoas com quem esse profissional convive. Foi um tempo maravilhoso em que pude ajudar a muita gente com minhas decisões e sentir-me útil na resolução de tantos conflitos.

2- Tive uma carreira exitosa, com reconhecimento local e vários registros e comendas nacionais pelos maiores órgãos da justiça brasileira. Saí da magistratura como o vigésimo nono juiz mais antigo da Paraíba e, tendo eu apenas 44 anos de idade, tenho a consciência que chegaria ao mais alto cargo de minha carreira em meu Estado. Tive a graça de ser o juiz mais novo do Brasil a compor uma corte eleitoral.

3- Contudo, preferi aposentar-me. Prefiro dar curso à vocação que arde em mim. Quero mais servir a Deus servindo aos meus irmãos e a uma Igreja viva. É verdade que, mesmo sendo juiz, pude iniciar uma vida de compromisso com aqueles que de mim precisaram dentro e fora da magistratura. Mas quero, distante do poder, ter mais tempo para dedicar-me à escuta e ao trabalho de evangelização na minha condição de batizado.

4- A nossa Igreja vive um momento tão bonito de transformação e responsabilidade com seu povo que padece pela falta de solidariedade e compaixão. Enquanto eu puder viver a minha condição de batizado, quero oferecer-me inteiramente à prática do bem, sendo eu imperfeito, sendo Jesus perfeito em seu amor misericordioso. Ouço a voz do Santo Padre, Papa Francisco, como um chamado para que todos de seu rebanho vivam a vocação de serviço sem temor e com todas as ofertas possíveis que cada membro dessa Igreja tem a colocar no altar. A minha oferta é a minha disponibilidade de servir a quem de mim precisar. É tudo que tenho. É o que posso oferecer.

5- Quero estar mais presente em atividades pastorais. Quero usar o meu potencial para falar para todos, nos mais diversos meios de comunicação, do amor de um Deus que nunca se esquece de nós. Quero utilizar meus conhecimentos científicos da Psicologia para atender em clínica (que pretendo em breve inaugurar), participar mais ativamente da Fundação Solidariedade ( onde sou Embaixador) e na Comunidade Eucarística Maná (onde me coloco como servo menor) como forma de solucionar conflitos humanos e espirituais.

6- Peço as orações de todos. Agradeço a todos os colegas e amigos de trabalho que me ajudaram a ser o juiz que pude testemunhar e, de forma especial, a cada irmão que me faz, a todo instante, crescer para o verdadeiro sentido da vida.

Renuncio ao poder dos homens para viver na dependência do único poder daquele que me interessa: Jesus Cristo.

Por último, aos meus filhos, Maria Thereza e Matheus, destinatários de todo meu amor, o meu pedido de compreensão por minha decisão que tem também o propósito de deixar para vocês um testemunho de que na vida o que importa não são os valores do poder pelo poder, mas o compromisso ético em melhor fazer o bem, cada vez mais, para aqueles que de nós precisarem. Eis a vocação que escolhi.

A todos, o meu carinho e consideração!!!

Pelas mãos de Maria, eis-me aqui, Senhor!!!"

Fabiano Moura de Moura

Enfermeira revela os 5 maiores arrependimentos das pessoas em seus leitos de morte

Todos iremos partir dessa para melhor um dia, mas doentes terminais lidam com a morte de uma forma muito mais próxima


Por muitos anos eu trabalhei em cuidados paliativos. Meus pacientes eram aqueles que tinham ido para casa para morrer. Algumas experiências incrivelmente especiais foram compartilhadas. Eu estava com eles nos últimas três a doze semanas de suas vidas. As pessoas crescem muito quando eles são confrontados com a sua própria mortalidade.

Eu aprendi a nunca subestimar a capacidade de alguém para o seu crescimento. Algumas mudanças foram fenomenais. Cada um experimentou uma variedade de emoções, como esperado, negação, medo, raiva, remorso, mais negação e, finalmente, aceitação. Cada paciente encontrou sua paz antes deles partirem, cada um deles.

Quando questionados sobre algum arrependimento que tiveram ou qualquer coisa que faria diferente, temas comuns vieram à tona. Aqui estão os cinco mais comuns:

1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim.

Este foi o arrependimento mais comum de todos. Quando as pessoas percebem que sua vida está quase no fim e olham para trás, é fácil ver como muitos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não tinha honrado nem metade dos seus sonhos e morreram sabendo que foi devido às escolhas que fizeram, ou não fizeram.

É muito importante tentar e honrar pelo menos alguns de seus sonhos ao longo do caminho. A partir do momento que você perde a sua saúde, é tarde demais. Saúde traz uma liberdade que muitos poucos percebem, até que já não a tem.

Prefeito expulsa ex-vereador da Prefeitura no Tabefe


O prefeito de Cubati, Eduardo Ronielle Guimarães Martins Dantas (Dudu do PMDB), tentou expulsar o ex-vereador Ronnie Fernandes (PSDB) da prefeitura no tapa, nesta sexta-feira (30). Esta foi a acusação que o ex-parlamentar fez na delegacia.

Segundo Ronnie, que é ex-presidente da Câmara e empresário na cidade, o prefeito está usando seu cargo político para persegui-lo. Acontece que Duda está dificultando a expedição de documentos da prefeitura para inviabilizar as relações comerciais do ex-vereador que é construtor.

O caso já parou na Justiça, por força de liminar foi determinado que o secretário de Finanças de Cubati, George Patrício, entregasse a ‘certidão negativa’ da construtora RR, mas o cumprimento da ordem foi retardado, mesmo sendo imputado uma multa de R$ 5 mil ao dia por descumprimento.

Agora, o ex-vereador não consegue emitir notas fiscais na cidade devido ordens do prefeito aos seus auxiliares. Nesta sexta, na tentativa de conseguir recolher os tributos no município, Ronnie foi surpreendido pelo prefeito que tentou agredi-lo dentro da prefeitura e ainda acus0u o ex-presidente da Câmara de ter “roubado” a casa legislativa.

“Quem manda na prefeitura sou eu, procure a Justiça”, disse o prefeito, segundo o ex-vereador.

A tentativa de agressão virou caso de polícia como está registrado acima.

Fonte: Blog do Tião Lucena

UFPB oferece vagas para curso gratuito de inglês em João Pessoa

Inscrições para programa Inglês sem Fronteiras começaram nesta sexta (31). Quantidade de vagas disponíveis ainda não foi divulgada.

Novas vagas para o Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão sendo ofertadas a partir desta sexta-feira (31) para as aulas com início em 20 de fevereiro, segundo a coordenação do programa. Alunos que não conseguiram se inscrever na primeira oferta, em dezembro de 2013, ou que ficaram em listas de espera, podem se inscrever pelo site do ISF de até 13 de fevereiro.

A quantidade de vagas que serão disponibilizadas ainda não foi divulgada pelo Núcleo de Línguas (NucLi).

Quem deseja participar dos cursos, que são gratuitos e oferecidos pelo Ministério da Educação, deve obedecer aos seguintes critérios: ser aluno de qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UFPB de qualquer área; estar cursando o My English Online (MEO) nos níveis 2, 3, 4 ou 5 e realizar inscrição exclusivamente pelo site do ISF.

As aulas acontecem em dois encontros presenciais de 2 horas, toda semana, no bloco G da Central de Aulas, nos turnos da manhã e tarde.

saiba mais:


Fonte: G1PB

Usuário poderá chamar Samu pelo Facebook

Aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde vai permitir ainda que trajeto da ambulância seja acompanhado pela internet




O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 30, a criação de um aplicativo que vai permitir que as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) sejam chamadas por meio do Facebook. A novidade foi apresentada durante visita do ministro Alexandre Padilha à Campus Party, feira de tecnologia realizada em São Paulo.
 
O aplicativo permitirá ainda que o usuário acompanhe no celular ou tablet o trajeto do veículo até o local do chamado. Para que isso seja possível, a tecnologia integrará os aplicativos Facebook e Waze. Segundo o Ministério da Saúde, o serviço deverá diminuir o tempo de espera por atendimento.

Ao solicitar a ambulância, o usuário deverá preencher informações de saúde como doenças existentes e se tem convênio médico. Também será possível avisar, por meio do Facebook, parentes e amigos sobre o chamado.

A tecnologia será usada em fase de testes no Carnaval de Salvador e durante os eventos da Copa do Mundo. O ministério não informou quando a tecnologia estará disponível para todo o País.

Fonte: Estadão/Saúde

Justiça obriga Estado garantir direito à matrícula no ensino fundamental a crianças que completarem seis anos



O Estado da Paraíba e os Municípios de Cajazeiras, Bom Jesus e Cachoeira dos Índios, no Alto Sertão da Paraíba, devem garantir, imediatamente, a matrícula no 1° ano do ensino fundamental nas escolas públicas das redes municipal e estadual a todas as crianças com seis anos de idade completos ou que venham a perfazer essa idade até 31 de dezembro de 2014. A medida também é válida para as escolas particulares localizadas nesses três municípios.

A determinação foi feita pela 4a Vara de Cajazeiras, que acatou a ação civil pública com pedido liminar ajuizada pela Promotoria de Justiça e suspendeu a eficácia das Resoluções de números 01 e 06/2010 do Conselho Nacional de Educação - que estão sendo, inclusive, questionadas na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) de número 17, em tramitação no Supremo Tribunal Federal - e da Resolução 225/2011 do Conselho Estadual de Educação da Paraíba.

Essas resoluções impõem limite etário para a matrícula de crianças no ensino fundamental. A Resolução 225/2011 do Conselho Estadual, por exemplo, fixou o dia 31 de março como a data limite para a criança ser matriculada no 1° ano do ensino fundamental, de modo que as crianças que completam seis anos de idade depois disso ficam impedidas de serem matriculadas.

Segundo a promotora de Justiça, Flávia Cesarino de Sousa, crianças que nasceram após 31 de março e que lograram êxito em avaliações de níveis anteriores de ensino estão sendo prejudicadas porque são obrigadas a se matricular novamente no nível de ensino anterior, por conta do critério da resolução. "Independente da data do nascimento, toda a criança que completa seis anos de idade possui o direito público e subjetivo de ser matriculada no 1° ano do ensino fundamental obrigatório", contrapôs.

A juíza substituta, Vanessa Moura Pereira, seguiu o entendimento da promotoria e argumentou que resoluções federal, estadual e municipal que estabelecem limite temporal para o ingresso tanto na pré-escola como no ensino fundamental não podem se sobrepor a direitos líquidos e certos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo a magistrada, além de burlar a Constituição Federal, as resoluções que estabelecem o corte etário impõem um tratamento discriminatório para as crianças que só completam seis anos após 31 de março. "A Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Constituição Federal não indicam o mês limite para o aniversário como óbice ao ingresso em grau de ensino. É preciso levar em conta outros critérios recomendáveis ao processo de aprendizagem da criança, como competência, desenvolvimento e habilidade intelectual e não apenas a idade", defendeu.

O descumprimento da decisão judicial resultará em multa pessoal ao gestor no valor de R$ 5 mil por dia de atraso no cumprimento da liminar, além da responsabilização por crime de desobediência. Estado e Municípios ainda podem recorrer da decisão.


Fonte: Ministério Público da Paraíba