ACESSOS AO BLOG

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pádua Leite propõe que a Estrada do Mirante de Santo Antônio tenha o nome do Senador Ruy Carneiro

Mirante de Santo Antônio ainda em construção
O vereador Pádua Leite (PT) apresentou na Câmara Municipal de Piancó o Projeto de Lei nº 010/2014, que "Denomina de Avenida Ruy Carneiro a estrada de acesso ao Mirante de Santo Antônio neste município".

Estrada de acesso ao Mirante de Santo Antônio

Segundo o vereador petista, o nome do Senador Ruy Carneiro merece ser imortalizado em Piancó, principalmente por ter sido ele quem mais divulgara a tradicional festa de Santo Antônio, quando, ocupando ou não mandato eletivo, participara de todas as missas e procissões enquanto vida teve, demonstrando uma fé ao Santo e, ao mesmo tempo, divulgando em toda a Paraíba a acolhida do Povo piancoense e as nossas tradições. "A verdade é que, mesmo depois de sua morte, a família Carnerio Arnaud continuou a tradição do senador, quando seus familiares comparecerem todos os anos e prestigiam a tradicional missa, a exemplo do médico pessoense Carneiro Arnaud e do desembargador aposentado Rapahael Carneiro Arnaud. Para se ter uma ideia da fé e o carinho do senador Ruy Carneiro ao nosso padroeiro, foi ele que fez a doação da estátua que se encontra alicerçada no pátio da Igreja Matriz. Por tudo isso, nada mais justo do que atribuir o nome da avenida de acesso ao Mirante de Santo Antônio de Senador Ruy Carneiro." - disse o vereador Pádua Leite (PT)

Estrada de acesso ao Mirante de Santo Antônio
O Projeto de Lei foi remetido à Comissão de Legislação e Justiça e será deliberado na próxima quinta-feira pelo Plenário da Câmara Municipal de Piancó. O vereador Pádua Leite (PT), em contato com familiares do falecido senador, recebeu a notícia que familiares estarão presentes na referida sessão ordinária e garantiram, caso aprovado a proposição, a construção no Mirante de Santo Antônio de um busto em homenagem ao Senador.

Vejam, abaixo, a justificativa do Projeto de Lei:

Senador Ruy Carneiro

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Vereadores,

Povo de Piancó,

 

O presente projeto de lei visa prestar uma homenagem ao inesquecível Senador Ruy Carneiro, por ter sido ele o maior divulgador da nossa tradicional festa de Santo Antônio.

Todos sabem que o Senador Ruy Carneiro, principalmente os mais idosos, que quando ele exerceu os cargos de Governador do Estado e de Senador, por diversas vezes, sempre prestigiou as festividades de nosso padroeiro, fato conhecido em toda a nossa Paraíba, chegando ao ponto de sua visita já fazia parte da programação da Festa e, ele, sempre prestigiava demonstrando à sua fé ao Santo e carinho ao nosso Povo.


  Mesmo depois de sua morte, em 20 de julho de 1977, os familiares do Senador vem cumprindo a tradição de prestigiar sempre as nossas festividades, a exemplo do médico paraibano Antonio Carneiro Arnaud e do desembargador aposentado Rapahel Carneiro Arnaud, fato que por si só já justificaria a nossa homenagem, imortalizando a sua fé colocando o seu nome na avenida de acesso ao Mirante de Santo Antônio.


 Pois bem. É questão de justiça reconhecer a importância do Senador Ruy Carneiro na divulgação de nossa maior festa tradicional: a do padroeiro Santo Antônio, quando, em vida, estivesse onde estivesse, prestigiava o evento, inclusive, participando ativamente da procissão, diferentemente dos atuais governantes ou Senadores atuais, que sequer aqui aparecem; quando muito em tempos de eleição. 

Neste sentido, rogo aos nobres colegas a aprovação do presente Projeto de lei, por ser questão de reconhecimento público ao nobre Senador Ruy Carneiro."



         Abaixo, uma biografia resumida dos cargos ocupados pelo Senador Ruy Carneiro:


Senador Ruy Carneiro (Centro), visitando a cidade de Patos - PB

Histórico Acadêmico 
. Secundário: Liceu Paraibano
. Universitário: Direito/Faculdade de Direito


Cargos Públicos 
.Superintendente da Cia. Nacional de Navegação Costeira, Lóide Nacional e Estaleiro da Ilha do Viana;
.Oficial de Gabinete do Ministério da Viação e Obras Públicas 

Profissões 
. Advogado 
. Bancário 
. Jornalista
  
Mandatos 
. Deputado Federal  - 1935 a 1937;
. Governador do Estado - 1940 a 1945;
. Deputado Estadual  - 1946 a 1946;
. Senador  - 1951 a 1959;
. Senador  - 1959 a 1967;
. Senador  - 1967 a 1974;
. Senador  - 1975 a 1977;


Homenagens Recebidas 
. Grande Oficial da Ordem do Congresso Nacional, 1986 (In Memoriam).


Trabalhos Publicados 
.Carneiro, Ruy. Alice Carneiro. Imagem da Mulher Paraibana a Serviço das Grandes Causas Sociais. Brasília, Senado Federal, 1977. 117 P.



Câmara Municipal de Piancó, 19 de fevereiro de 2014. 

Vereador ANTÔNIO DE PÁDUA PEREIRA LEITE 
              Partido dos Trabalhadores (PT)